Quando se constitui uma entidade, surge um time de futebol ou cria-se uma associação de bairro nasce junto a necessidade de propagar as atividades. Sem a divulgação de ações, campanhas e a prestação de contas esses grupos estão praticamente condenados ao insucesso.
As redes sociais facilitam essa comunicação com um baixo custo. Entidades ganham projeção antes mesmo de serem constituídas legalmente.
Antigamente (e não faz tanto tempo assim), sonhavam em lançar o famoso “jornalzinho”. Mas o custo gráfico era o grande obstáculo, mesmo nos tempos da dupla estêncil e mimeógrafo a álcool.
Desde 1917, O Democrata abre espaço para associações, igrejas, clubes, bairros e distritos que ganham projeção em colunas semanais.
É o jornal dentro do jornal. Publicações em um espaço nobre que guardam um verdadeiro tesouro da vida social de São Roque e região. Aqui apenas alguns exemplos.
Em 1936, suplemento escolar dos alunos do Grupo “Bernardino de Campos” com a redação de Zilah Vieira Penteado e Alencar Cordeiro “O Hospital” jornalzinho informativo da Santa Casa de São Roque publicado pela primeira vez em 21 de agosto de 1971 Durante anos, a AISAM manteve um informativo em O Democrata. Em 30 de abril de 1988, Associação das Indústrias de São Roque e Mairinque antes das emancipações de Araçariguama e Alumínio A Voz de Mairinque (06/01/1990): uma das colunas mais tradicionais de O Democrata Araçariguama (04/05/1985), São João Novo (30/04/88) e Jardim Ester (04/05/85): O Democrata registra em seu arquivo espaço nobre para distritos e bairros
Vander Luiz