O mistério dos eclipses lunares

Tecnicamente, o eclipse é um evento astronômico, que ocorre quando a posição de um objeto celeste em trânsito é coincidente, ou atravessa na posição aparente de outro mais distante.

No entanto, que importância ele tem para a humanidade?

Os eclipses solares estimularam a imaginação de pessoas das mais variadas culturas ao redor da Terra, desde os primórdios da civilização. Segundo o historiador Heródoto, quem prever com sucesso um eclipse, tinha o poder de mudar corações e mentes. Há vários mitos em diferentes culturas envolvendo o Sol ou a Lua, os quais seriam devorados, o que sempre causou muito pânico, superstições e aumento da crença no sobrenatural. Segundo o investigador psíquico americano Dennis Carroll, eclipses sempre estão associados a um forte aumento da atividade paranormal. Como esses fenômenos causam impacto nas linhas eletromagnéticas, o número de aparições de fantasmas aumenta dramaticamente, o que significaria que a atividade espiritual também cresce.

Devido à gravidade da lua, ela exerce influencia direta na terra. A força gravitacional dela é capaz de mover grandes massas de água devido à alteração de fases. Isso provoca as marés altas ou baixas dos oceanos. Além disso, em cada uma de suas fases, a Lua tem diferentes níveis de influências sobre as plantas, sendo determinantes para a agricultura. Além disso, suas mudanças também influenciam na gravidez, bem como na hora do parto, assim como no humor e saúde de todos os seres vivos. Nas histórias lendárias, é na lua cheia que os homens viram lobisomens, e que os morcegos se transformam em criaturas horrendas. É a lua preferida nos trabalhos das bruxas, e o momento em que os espíritos da natureza se manifestam.

Como pode um astro que está a milhões de quilômetros de distância causar tanto impacto em nosso planeta? Parece que as imensidões aparentemente vazias do universo, na verdade são preenchidas por algo que foge à nossa compreensão, e que mantém todos os corpos em contato direto, independendo das distâncias que os separam.  

A ciência explica que a vida na terra depende da energia do sol. Portanto, é de supor que a interrupção desse fluxo cause algum tipo de transtorno entre nós. Daí, a existência de tantas lendas, assim como as descobertas científicas que mostram a força que esse satélite tem sobre nosso planeta.

Assim, diante de tantos fatos que envolvem a lua e seus movimentos, não é de estranhar que o homem se maravilhe com os espetáculos que ela propicia, em especial quando afronta o grandioso sol, cerceando sua luz, mostrando que ele não é o único que manda por aqui.  

O Eclipse também é uma forte alusão aos problemas em nossas vidas que impedem a vinda da luz maior.

Disney Medeiros Raposo