O significado do Outono

O Outono começou no último dia 20 de março, e essa estação carrega uma essência muito pouco compreendida, pois para muitos, somente significa o fim do verão, época das folhas secarem e caírem, de um friozinho gostoso para dormir, entre outras coisas.

O Outono diante da visão mística e também pagã, representa o tempo para “agradecer por tudo aquilo que foi colhido”, e também o equilíbrio entre o dia e a noite, que possuem a mesma duração.
No povo Celta, por exemplo, era fé derramar leite sobre a terra, agradecendo a Deusa Grande Mãe, por tudo por ela ofertado, seja a colheita, a caça, as conquistas e as alegrias.

Entre muitas culturas, é costume cuidar melhor do lar, limpar a sujeira acumulada e consertar o que estiver quebrado, ou até mesmo jogar fora tudo o que não poderá ser mais consertado, evitando assim, a estagnação energética gerada por objetos que não possuem mais nenhuma serventia.

Nesse tempo, a natureza começa a se recolher, preparando-se para o descanso do Inverno, uma fase negra, em que as noites duram mais tempo que os dias, uma época de recolhimento.

Cada estação influencia todos nós, mesmo que de maneiras diferentes para cada um, mas é certo dizer que você deve se preparar, pois o Outono também é um período importante de reflexão. Esse é o momento que nos permite abandonar pessoas e situações em nossas vidas, que em mais nada nos acrescentam, não cabendo nenhum tipo de resistência, pois a vida é feita de ciclos, e cada um nos levará às mudanças.

E essas são permanentes, as mudanças!

Aos nossos idosos, devemos dar-lhes mais atenção e amor, (enfatizando aqui, que todo dia é dia para isso), absorvendo deles, tudo o que for possível para enriquecer nossa bagagem interna, perdoar os atritos, e deles pedir o perdão, pois muitos estarão se despedindo de nós na próxima estação, pois no Inverno, será um tempo profundo de encerramentos de ciclos e da redução da vitalidade física.
“No inverno a natureza morre, e tudo que nela e por ela existe, também passa por despedidas”.
Aproveite essa fase para jantar mais vezes com seus amigos e familiares, conversar sobre tudo que foi vivido no verão, e refletir sobre as duras travessias e superações!

Se abasteça de muitos pensamentos e sentimentos positivos, encerre em você o que não mais tem motivos para continuar. Dar os pontos finais neste capítulo da sua vida é o mais importante: concentre a paz em você e no mundo.

Feliz Outono!