O valor que você gera nas pessoas é o que faz sua rede de contatos se fortalecer

Outro dia atendi uma cliente que buscava abrir o “leque” de oportunidades. Por meio de diversas perguntas encontramos uma pessoa com a qual já havia trabalhado que possivelmente a ajudaria a fazer contato com um empresário que lhe interessava para os negócios. O contato foi feito, esse amigo a ajudou e ela tinha exatamente o perfil que o empresário buscava para a empresa.

Este é um bom exemplo de geração de valor para o sucesso no Networking. Quando você conhece alguém, e faz uma nova amizade, entende seus objetivos e propósitos de trabalho, além também de demonstrar os seus próprios talentos e interesses. Mesmo que você não seja o “melhor amigo” de todas as pessoas, apresentar o seu melhor é essencial para mostrar o valor que tem. E neste caso da minha cliente, o sucesso ficou garantido pelo bom trabalho desenvolvido durante a convivência com este “contato”. Afinal, quem indicaria uma pessoa que não é boa no que faz, comprometida e competente?

Por isso, além de estar no lugar certo na hora certa fazer uma boa diferença para conquistar os objetivos, faça a sua parte. Hoje não adianta você só ter uma vasta rede de contatos, “conhecer todo mundo”, como dizemos. É preciso sim ter competência e desenvolver um bom trabalho por onde passa, independente da sua área de atuação.

Por isso sempre digo que não adianta somente ir a eventos sociais e fazer Networking. Vai muito além disso. Hoje você tem que demonstrar valor e buscar um “ganha ganha” nas parcerias que quer fazer. Para se realizar grandes objetivos na vida, na grande maioria das vezes, você vai encontrar pessoas que podem te ajudar, mas antes disso, você terá que descobrir o que você pode fazer por elas, gerar valor e conexão, para aí sim, você mostrar que precisa também de sua ajuda.

Um abraço!

Roque Gonçalves

Palestrante e treinador

www.roquegoncalves.com.br