Ora Pro Nobis, Panc que alimenta e nutre

Ora pro nobis, do latim “rogai por nós”, nome cientifico Pereskia aculeata é uma planta originária do continente americano, nasce em forma de trepadeira e possui muitos espinhos. No Brasil, é muito comum encontrá-la em Minas Gerais, onde é bem popular, pois tem ligação às tradições religiosas e rurais. Pode ser utilizada como cerca viva, como planta ornamental e como alimentação. Suas flores são pequenas e perfumadas e impressionam pela beleza. Por não ser tóxica, suas folhas se tornam parte importante da alimentação humana. 

Como têm um alto teor de proteína (28%) e um alto valor nutricional, com boas concentrações de fibras, ferro, cálcio, minerais, e uma quantidade expressiva de vitaminas A, B1, B2, B3, B9 (ácido fólico), bem como vitamina C, vários estudos têm sido feito demonstrando que essa planta também apresenta níveis significativos de fósforo, potássio, magnésio, zinco, cobre e enxofre, quando comparada com outras hortaliças.

É muito fácil o seu consumo, suas folhas podem ser ingeridas ”in natura” em saladas, na composição de diversos pratos, como tempero, refogada, em sucos, na massa de pães, bolos e também em pó quando desidratada.

Entre seus diversos benefícios podemos listar:

  • Auxilia no combate a anemia, por ser rica em ferro.
  • Ajuda na digestão, por conter fibras e aliviar os sintomas da prisão de ventre.
  • Fortalece o sistema imunológico, evitando uma série de doenças;
  • É um componente importante no combate aos radicais livres, por conter retinol (vitamina A) que também é fundamental para a saúde dos olhos, da pele e dos cabelos.
  • Pode ser um coadjuvante no combate a depressão, pois, reduz a ansiedade e melhora o sono, já que tem em abundância o aminoácido triptofano, que é relacionado ao equilíbrio na formação da serotonina.
  • Como tem baixa caloria, aumenta a força muscular e pode ser um aliado para treinos e dietas em geral.
  • O magnésio que se relaciona ao transporte de íons de cálcio e potássio através das membranas celulares e é importante para a condução de impulsos nervosos, no controle de ritmo cardíaco e contração muscular, também é encontrado nas folhas de ora pro nobis.
  • As grávidas podem consumir ora pro nobis nesse período, pois ela é rica em ácido fólico, essencial para evitar problemas para o bebê.
  • O chá feito com suas folhas, tem função depurativa e auxiliam no tratamento de cistites e úlceras.

Como outras Panc’s, a ora pro nobis também conta com compostos bioativos e fenólicos, presentes em alimentos de origem vegetal, e em nosso organismo, age como antioxidante e anti inflamatório, esse fator contribui para a regeneração do DNA e na prevenção de cânceres. A folha de ora pro nobis tem formato laminar, é lisa, seu gosto lembra o da couve. É de fácil cultivo e propagação e é bem resistente a mudanças climáticas.

Silvia Hermida – Bióloga e Produtora Rural

Fonte: Kinupp, V.F. “Plantas Alimentícias não Convencionais (PANC) no Brasil.

Toda quinta-feira os cidadãos de São Roque têm a oportunidade de interagir e adquirir produtos produzidos localmente com manejo agroecológico na Feira Agroecológica de São Roque, que ocorre na Av. 3 de Maio, 900 das 8h até as 12h. @feiraagroecosaoroque