Pacientes de Mairinque faltam em 40% nos agendamentos de consultas e exames

A Secretaria de Saúde da Prefeitura de Mairinque informa que o município vem apresentando altos índices de ausências nas consultas e outros procedimentos médicos agendados. As faltas ocasionam o aumento das filas e dificultam o acesso de outros pacientes aos serviços do Sistema Único de Saúde – SUS.

Somente no mês de junho, houveram 276 faltas, o que corresponde a aproximadamente 40% dos agendamentos realizados pela Secretaria para os Ambulatórios Médicos de Especialidades – AMEs da região, como o de Itu e Sorocaba. As ausências são mais comuns nos exames de eletrocardiograma, audiometria e nas consultas de cardiologia, reumatologia e dermatologia.

Caso não seja possível comparecer a consulta ou exame já agendado, é importante que comunique o local ou a Secretaria de Saúde de Mairinque com o máximo de antecedência possível. Dessa forma, será possível remanejar a vaga para outro munícipe e evitar que alguém deixe de ser atendido.

Hozana Marcelino, Secretária de Saúde, pede a colaboração dos munícipes para que comuniquem sobre possíveis ausências. “Apesar de imprevistos acontecerem, é importante que a pessoa informe sobre a ausência, pois cada consulta marcada na qual o paciente não comparece, é gerado um custo para o governo. Além disso, também impossibilitam que outras pessoas recebam atendimento, aumentando o tempo na fila de espera”.

Em caso de dúvidas ou para comunicar sobre as faltas, a Secretaria de Saúde de Mairinque pode ser contatada pelos números (11) 4718-8718 ou (11) 4708-2677. Caso prefira avisar diretamente uma das AMEs da região, os números são (11) 4886-9030 (Itu) e (15) 3333-3900 (Sorocaba).