O registro da merendeira segurando um guarda-chuva ao servir a merenda escolar paras os alunos da Escola Municipal “Professora Isaura Kruger”, no bairro Vila Industrial, em Alumínio, foi feito por pais e alunos da unidade no último dia 4 de outubro, evidenciando as precárias condições da estrutura do prédio.
As fotos foram publicadas pelo portal G1 Sorocaba nesta semana. A escola atende alunos de Ensino Fundamental I e II. Segundo uma mãe ouvida pela reportagem do portal, as fotos foram feitas na quinta-feira, após uma forte chuva atingir a cidade.
Outra foto também enviada por pais mostra uma bancada com bacias. Segundo a mãe, as vasilhas estavam no local com o objetivo de conter a água das goteiras. De acordo com a responsável por uma das crianças, na quinta-feira, o filho foi à escola normalmente e ela não recebeu nenhum comunicado da instituição de ensino sobre o ocorrido, mas ela sabe que esse tipo de situação é frequente. “Nesse dia ninguém falou nada, não entraram em contato com os pais. Mas ultimamente sempre que chove está dando problema”.
O Jornal O Democrata procurou a Prefeitura de Alumínio em busca de esclarecimentos, mas até o fechamento desta edição não obteve resposta.
Escola João de Almeida
Outra escola do município, a João de Almeida, no bairro Itararé, de Ensino Infantil e Fundamental I, também tem apresentado problemas na infraestrutura. Um pai enviou à TV TEM um vídeo registrado durante um temporal, em que é possível ver muita água caindo do teto da instituição
Segundo informado à emissora pela administração municipal, com a forte chuva, o volume de água não foi suportado pelas vias de drenagem pluviais da escola. A Prefeitura informou ainda que cinco salas foram afetadas. Elas pertencem a um bloco mais antigo da edificação da escola. Por fim, destacou que a maioria das salas de aula não foi atingida. (Informações: G1 Sorocaba)