Passageiros da região poderão usufruir do sistema BRT em Sorocaba

Essa semana as obras do Terminal Vitória Régia foram intensificadas, importante conexão que compõe o sistema BRT (Bus Rapid Transit) e está localizado na Av. Itavuvu. Os passageiros provenientes de São Roque e outras cidades que utilizarem o transporte público de Sorocaba, chegando aos terminais ou via bairros e que também circularem em linhas dos corredores exclusivos BRT serão beneficiados pela dinâmica de integração do terminal que ampliará a mobilidade. 

A infraestrutura prevista será composta por quatro plataformas de embarque, cobertura de estrutura metálica, piso de pavimento rígido e um prédio administrativo e operacional responsável pela gestão do fluxo de veículos e passageiros. Contará com central de monitoramento 24 horas, atendimento de informações aos usuários, sanitários, wifi, carregadores de aparelhos eletrônicos e acesso facilitado para pessoas com necessidades especiais. 

Segundo José Henrique de Avila, Presidente da Concessionária BRT Sorocaba, essa importante etapa da obra está em fase de terraplanagem e será entregue no início de 2020.  “Ter a possibilidade de realizar um embarque e desembarque em um espaço com conforto e segurança é algo primordial em grandes cidades como Sorocaba. O local contribuirá para uma integração eficiente com todo o sistema de transporte urbano e, conforme formos avançando os cidadãos notarão o tamanho do empreendimento que no próximo ano irão usufruir”, ressalta.

Considerado um intermodal, por integrar as demais linhas de ônibus do transporte coletivo, o Vitória Régia é o primeiro de três novos terminais que oferecerão mais facilidade e rapidez na rotina das pessoas que vêm de outras cidades. Por meio de monitores que informam o tempo de espera será possível ter previsibilidade sobre o período de cada viagem. Para terem acesso às plataformas de embarque, os usuários passarão por catracas localizadas nas rampas de entrada para controle de fluxo de passageiros e bilhetagem. Tudo isso com o pagamento de uma única tarifa.

Projeto BRT Sorocaba

O BRT é um sistema de mobilidade urbana moderno que oferecerá conforto, segurança e eficiência tornando os deslocamentos mais rápidos do que os atuais.  Ele permitirá maior mobilidade devido às faixas exclusivas de ônibus, o que possibilita uma viagem com mais agilidade e que atende às necessidades da população. Outra novidade é o embarque em nível, que facilita o deslocamento de todos, em especial pessoas idosas e cadeirantes. Os passageiros terão a comodidade de acessar 28 estações preferenciais, 4 estações de integração, 3 novos terminais e 96 pontos de parada, permitindo ainda a integração com os Terminais Santo Antônio e São Paulo, com as seis áreas de transferências e a integração temporal entre diferentes linhas.

Sobre a Concessionária BRT Sorocaba

De origem 100% brasileira, o BRT Sorocaba é uma SPE (Sociedade de Propósito Específico) formada pelas empresas CS Brasil e MobiBrasil, ambas companhias com sólida experiência e reputação no setor de transportes no país. O BRT Sorocaba é responsável pela implantação do novo sistema de transporte coletivo urbano da cidade de Sorocaba na realização das obras de implantação e futuramente na operação do sistema de corredores de ônibus.

Pioneira na realização de empreendimento com concessão de transporte coletivo para construção e operação no Brasil, a companhia desenvolve suas atividades respeitando princípios éticos e legais e empregará mais de 400 colaboradores diretos e indiretos nas fases de obras divididos nas áreas administrativa, execução, social e obras.