“Perdi tudo o que eu tinha”, conta moradora que teve casa atingida pela enchente | O Democrata


Uma forte chuva provocou o alagamento de aproximadamente oito casas localizadas na rua Getúlio Ribeiro dos Santos, no bairro de Maylasky em São Roque, no inicio da noite de terça-feira, 1°. Conforme depoimento dos moradores, a tempestade durou cerca de duas horas e muitas famílias perderam alimentos, móveis e tiveram suas casas tomadas pela sujeira e lama. O alagamento ocorreu devido ao transbordamento de um córrego que corta o distrito de Maylasky, atingindo o distrito, além de São João Novo e São João Velho. Ao todo cerca de 30 casas foram afetadas e as famílias sofreram perdas.

“Desde as primeiras horas do incidente, Defesa Civil, Departamentos de Obras, Bem-Estar Social, Fundo Social de Solidariedade, se mobilizaram para percorreram todos os pontos afetados fazendo os atendimentos emergenciais necessários. O prefeito Claudio Góes também acompanhou os trabalhos”, disse a prefeitura em nota.

O morador José Luiz, que mora com mais sete famílias em um terreno localizado na rua Getúlio Ribeiros dos Santos, que fica nas margens do córrego, nos mostrou os problemas e disse que há anos os moradores vem pedindo melhorias em uma das galerias por onde a água passa. “A abertura por onde a água passa é muito estreita, por diversas vezes já pedimos aos antigos prefeitos que melhorassem o local, mas até hoje o problema continua”, disse José.

Questionamos a Prefeitura sobre os bueiros e segundo o órgão as bocas de lobo são padronizados com tamanhos que variam de 0.80 cm a 1.00 metro, geralmente, dimensionadas na época da pavimentação. “No entanto as bocas de lobo não interviram nessa questão da enchente. Mesmo que fossem maiores não iriam captar mais água, visto que o rio transbordando não recebe água da boca de lobo”, justificaram.

Em uma das casas do terreno, a água atingiu a altura de 90 centímetros, fazendo com que uma das famílias perdesse tudo na enchente. “O guarda-roupa que paguei apenas três parcelas terei que jogar fora”, disse uma moradora. Os moradores deste terreno perderam móveis, roupas, alimentos, eletrodomésticos, celulares e diversos aparelhos domésticos.

Em outro ponto, parte do muro de um condomínio de prédios cedeu e caiu sobre veículos que estavam estacionados. O Corpo de Bombeiros foi acionado ao local e ninguém ficou ferido. Duas pontes também ficaram danificadas.

Na quarta-feira, 2 e na quinta-feira, 3, as ações prosseguiram. A Defesa Civil interditou duas residências e as famílias serão abrigadas por meio do Programa Aluguel Social do Departamento de Bem-Estar Social. As duas pontes foram interditadas. Neste primeiro momento a de São João Novo deve sofrer uma intervenção, no entanto Defesa Civil, Departamentos de Obras e Planejamento ainda analisam as medidas que vão ser tomadas em ambos os casos.

Limpeza dos rios

Apesar de a Prefeitura ter realizado, recentemente, limpeza e desassoreamento dos rios e córregos dessas regiões, a intensidade da chuva em apenas duas horas provocou as cheias, de acordo com o coordenador da Defesa Civil de São Roque, José Abílio dos Santos. Segundo ele, em duas horas, choveu cerca de 77 milímetros, quando o esperado era de 60 milímetros. “A Defesa Civil vai apurar se houve outras situações que possam ter contribuído para o fato e continua avaliando as áreas atingidas.”, completou.

Você também pode ajudar

As ações para suprir as necessidades, principalmente de colchões, móveis e utensílios continuam. Quem quiser ajudar, pode entrar em contato com o FSS pelo fone 4784-8526. “Nesses dias tivemos um trabalho intenso, estamos passando os dias inteiros nesses bairros, principalmente em São João Velho, abastecendo as casas com alimentos, produtos de higiene e limpeza, móveis, colchões, mas graças a Deus, aos poucos vamos auxiliando para que possam retomar suas vidas”, diz a primeira-dama e presidente do FSS, Mazé Barros. Em torno de 25 famílias estão sendo assistidas.

As famílias agradeceram. “Agradecemos o apoio e toda a ajuda prestada pela Prefeitura de São Roque, juntamente do Fundo Social de Solidariedade, Departamentos de Obras, Bem-Estar Social, além do vereador Rafael Tanzi. Todos nos ajudaram com alimentos, roupas, móveis e a retirar a sujeira de nossas casas”, disse José Luiz.

Jornal O Democrata São Roque

Fundado em 1º de Maio de 1917

odemocrata@odemocrata.com.br
11 4712-2034
Rua Marechal Deodoro da Fonseca, 04
Centro - São Roque - SP
CEP 18130-070
Copyright 2021 - O Democrata - Todos os direitos reservados
Os textos são produzidos com modelo de linguagem treinado por OpenAI e edição de Rodrigo Boccato.