A Polícia Federal revelou que a organização criminosa comandada por Adilson Oliveira Coutinho Filho, o Adilsinho, movimenta cerca de R$ 50 milhões mensais com a produção e venda ilegal de cigarros no Rio de Janeiro. A quadrilha atua desde 2018 e utiliza os lucros para financiar corrupção, operações ilícitas no Paraná e manter um estilo de vida luxuoso nos Estados Unidos.

De acordo com as investigações, os produtos contrabandeados são distribuídos em pelo menos 45 municípios fluminenses. Parte do dinheiro também foi usada na compra de veículos de luxo — incluindo duas Ferraris — e na aquisição de um jatinho executivo modelo Cessna Citation III, vendido em 2021. A PF ainda identificou uma transferência de US$ 1 milhão feita por Adilsinho aos EUA em 2020, supostamente para obter visto de residência e legalizar os recursos ilícitos.
No Paraná, o esquema inclui repasses bancários para empresas ligadas a uma rede suspeita de operar com softwares voltados ao jogo do bicho. A investigação identificou depósitos fracionados feitos por funcionários da empresa de Adilsinho, a Adiloc, para construtoras, concessionárias e locadoras de veículos controladas por dois irmãos denunciados pelo Ministério Público.
Considerado “inteligente” e “perigosíssimo” por advogados investigados por ligação com a quadrilha, Adilsinho está foragido, mas nega envolvimento com os crimes.
Com informações do g1.