Pix Automático entra em vigor nesta segunda e promete facilitar pagamentos recorrentes – O Democrata

A partir desta segunda-feira (16), o Pix Automático passa a funcionar oficialmente no Brasil, oferecendo uma nova forma de pagamento automático de contas recorrentes, como energia elétrica, água, telefone, mensalidades escolares e serviços de streaming.

Foto: Reprodução/Bruno Peres/Agência Brasil

A novidade, criada pelo Banco Central, visa substituir métodos tradicionais como o débito automático e o boleto bancário, trazendo mais praticidade tanto para o pagador quanto para o recebedor. Gratuito para quem paga, o Pix Automático representa uma solução mais econômica para empresas, eliminando custos com impressão e envio de boletos.

Diferente do Pix tradicional, a adesão ao Pix Automático exige autorização prévia do cliente, que pode ser concedida por QR Code ou via Pix Copia e Cola. O usuário também pode estabelecer um valor máximo por cobrança e cancelar o serviço a qualquer momento, garantindo mais controle sobre os débitos.

Segundo o Banco Central, o novo recurso deve impulsionar ainda mais o uso do Pix — que já ultrapassa 160 milhões de usuários — e beneficiar principalmente quem não utiliza cartões de crédito ou boletos bancários. Outra vantagem é a redução da inadimplência, já que os pagamentos são processados automaticamente na data combinada.

Importante destacar que o valor debitado pelo Pix Automático não compromete o limite disponível para outras transações via Pix. E, em casos de erro na gestão da autorização, a devolução dos valores será obrigatória por parte do banco responsável.

A implementação do Pix Automático representa mais um passo na modernização dos meios de pagamento no Brasil, com foco em agilidade, segurança e inclusão financeira.

Com informações da Agência Brasil.

Jornal O Democrata São Roque

Fundado em 1º de Maio de 1917

odemocrata@odemocrata.com.br
Rua Marechal Deodoro da Fonseca, 04
Centro - São Roque - SP
CEP 18130-070
Copyright 2025 - O Democrata - Todos os direitos reservados | Política de Privacidade
Os textos são produzidos com modelo de linguagem treinado por OpenAI e edição de Rodrigo Boccato.