Em uma operação realizada na última quarta-feira (9), fiscais do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) apreenderam mais de 52,5 toneladas de fertilizantes em uma fábrica clandestina em São Roque. O balanço da ação foi divulgado nesta terça-feira (15). A fábrica não possuía registro de estabelecimento, licença ambiental, nem equipamentos adequados para a produção de fertilizantes minerais mistos, segundo informações do Mapa.
Durante a fiscalização, foram apreendidas 40 toneladas de fertilizantes a granel, utilizadas como matéria-prima, além de 500 sacas de 25 quilos de produtos embalados e prontos para a comercialização. Também foi confiscado todo o estoque de embalagens e rótulos da fábrica.
Os fiscais relataram que os fertilizantes eram embalados de forma inadequada, com indícios de fraude, já que o conteúdo não correspondia às especificações das embalagens. A produção de fertilizantes sem registro, conforme o Mapa, compromete a qualidade do produto e pode causar sérios danos ao meio ambiente.
A denúncia sobre a atividade irregular foi encaminhada ao Ministério por meio de sua ouvidoria. A fábrica interditada agora tem um prazo de 30 dias para regularizar sua situação junto aos órgãos competentes.