Nos últimos dez dias, entre 10 e 20 de setembro, a Polícia Civil, por meio da Delegacia Seccional de Sorocaba, realizou uma série de operações que resultaram na prisão de 11 pessoas em diferentes cidades da região. As detenções ocorreram em Votorantim, Mairinque e Ibiúna, abrangendo crimes diversos como violência doméstica, descumprimento de medidas protetivas e até pesca ilegal.
Em Votorantim, um homem de 24 anos foi preso no Jardim Archilla após a emissão de um Mandado de Prisão Civil pela 1ª Vara Cível da cidade. Ele foi localizado e detido sem resistência. Ainda na cidade, um segundo indivíduo, de 41 anos, foi capturado no bairro Vossoroca. O homem estava sendo procurado por ameaças e pelo não pagamento de pensão alimentícia. A ação foi conduzida pela Delegacia de Defesa da Mulher (DDM).
Já em Mairinque, um homem de 27 anos foi preso no bairro Manjolinho por violência doméstica. No momento da prisão, ele se encontrava visivelmente alterado e portava porções de crack, o que aumentou sua responsabilização legal. No Centro da cidade, um homem de 56 anos foi detido por descumprir uma medida protetiva relacionada a um caso de violência doméstica. Em outras ações no município, um homem de 45 anos, procurado por ameaças, foi preso no Jardim Flora.
Além desses casos, outras três prisões ocorreram na região central de Mairinque. Entre os detidos, um homem de 27 anos foi preso por um Mandado de Prisão Cível. Outros dois, de 41 e 31 anos, que haviam recentemente saído de uma unidade prisional, foram flagrados em atitudes suspeitas e em posse de drogas. Eles resistiram à abordagem policial, mas acabaram detidos.
Em Ibiúna, no bairro Puris, a Polícia Civil capturou um homem de 65 anos, condenado por pesca ilegal, conforme o Art. 34 da Lei nº 9.605/1998, que regula práticas de pesca em períodos ou áreas proibidas.
Os presos foram encaminhados para unidades prisionais e seguem à disposição da Justiça. Em alguns casos, como o dos indivíduos detidos em Mairinque, a polícia realizou exames médicos antes da transferência para garantir a segurança dos procedimentos legais.