Polícia Militar e moradores de São Roque se unem em palestra do programa “Vizinhança Solidária”

Na noite da última quinta-feira, 21, foi realizada no Salão Nobre da Associação Comercial, Centro de São Roque, uma Palestra sobre o “Programa Vizinhança Solidária” da Polícia Militar.

A palestra foi proferida pelo comandante da 2ª. Cia – Capitão Ricardo Ceoloni que procurou mostrar o quão importante é a mobilização da comunidade em prol do bem comum, neste caso com foco à segurança pública. Tal iniciativa proporciona a comunidade o contato direto com as autoridades atuantes no município, trabalho da comunidade com a prevenção primária e assim se beneficiando por aumentar a resolução dos problemas do seu bairro e diminuindo as situações suspeitas encontradas no dia a dia.

O programa potencializa a segurança pública através da simples participação da comunidade em contato direto com a polícia, aumentando a eficácia e a eficiência das ações da Polícia Militar. Após ter sido esclarecida suas características, regras, conceitos e vantagens do programa, a Policia Militar anunciou a sua expansão, com a criação de novas células nos bairros do Centro, Esplanada Mendes, Marino Camurça e Pavão ambos no município de São Roque.

O objetivo principal do programa é reduzir os índices criminais e a intolerância social que predomina nas cidades, aproximando os vizinhos um dos outros e por conseqüência resgatar a sensação de segurança, por meio de posturas preventivas individuais e coletivas, desenvolvendo-se o sentimento de pertencimento social, estimulando a mudança de comportamento dos integrantes de determinadas comunidades, buscando a conscientização de que a solidariedade entre vizinhos, em termos de segurança, pode vir a ser uma ferramenta facilitadora do policiamento preventivo eficiente e eficaz, objetivando reduzir os delitos e potencializar a segurança de todos.

O programa é voluntário, gratuito e pode ser implantado em ruas de um determinado bairro ou região. Ações ou iniciativas isoladas devem ser evitadas, pois a força contra o crime está na união coordenada entre o povo e a polícia.

A Polícia Militar tem se reunido com famílias de diversos bairros da cidade, a fim de conhecer as reais necessidades de cada região e a participação dos moradores é crescente a cada encontro.

Na reunião estiveram presentes além dos moradores dos bairros que aderiram ao programa, muitos que já fazem como o bairro do Mombaça, Caete, Saboó, Santo Antonio, até para testemunhar o sucesso alcançado, e também membros do CONSEG São Roque, Ronaldo Alves, João do Gabata, Luís Durães, Elisabeth, Higino, o Presidente da Associação Comercial de São Roque – Antonio Di Girolamo, o Comandante da Guarda Municipal de São Roque – Celso Domingues, os vereadores Cabo Jean e Marcos Arruda, os Sargentos Arruda e Ceoloni, e os Cabos Cruz e Jacubisk.

Com esta ação a Polícia Militar do Estado de São Paulo, proporciona mais segurança à população e reafirma o compromisso com o cidadão em servir e proteger a sociedade.