
Nesta segunda-feira (13), policiais civis de São Roque, em ação conjunta com agentes da 4ª DCCIBER do Departamento Estadual de Investigações Criminais (DEIC) da Capital, deram prosseguimento à segunda fase da “Operação Data Sellers”. Um homem de 23 anos foi preso na cidade durante a ação.
O crime vinha sendo investigado desde julho, quando os policiais encontraram a estrutura operacional da quadrilha. Os suspeitos ofereciam consultas por valores entre R$ 200 e R$ 300 em aplicativos de mensagens em grupos chamados painéis de pesquisa. Ali eram passadas informações como qualificação das pessoas, endereços residenciais, telefones, assinaturas, veículos e locais por onde eles transitavam.
A investigação apurou a venda de informações sigilosas de procedimentos judiciais e dados pessoais de funcionários públicos. Os envolvidos acessavam clandestinamente sistemas oficiais, obtinham informações sigilosas e alteravam documentos, repassando essas informações a criminosos para a prática de diversos delitos.

Durante as buscas na residência do investigado de São Roque, foram apreendidos computadores, juntamente com um revólver calibre 38 e munições do mesmo calibre, resultando na autuação em flagrante por posse irregular de arma de fogo. Além disso, a operação também executou mandados em outros municípios de São Paulo e no Estado do Paraná.
Foi comprovado que a quadrilha também comercializava senhas de servidores e membros do Poder Judiciário e Ministério Público, ampliando o alcance de suas atividades ilícitas. O indivíduo detido foi encaminhado à delegacia para as medidas cabíveis da Polícia Judiciária e permanece à disposição da Justiça.