A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo que vai investigar as condições e o tratamento recebido por moradores em situação de rua no estado elegeu, em reunião realizada nesta terça-feira (3), a Mesa que presidirá os trabalhos do Colegiado.
O deputado André Bueno (PL) foi eleito presidente e será responsável pela condução dos trabalhos seguintes. “Iremos propor ideias, fazer projetos para alcançar essas pessoas e devolver a dignidade e o bem-estar que elas merecem como seres humanos”, disse Bueno. “Pode ter certeza que vou enfrentar esse tema com muita coragem para trazer soluções para todo o estado”, acrescentou o deputado.
Proponente da CPI o deputado Vitão do Cachorrão disse que foi importante conseguir quórum para esse problema. “Não dá mais pra ficar empurrando com a barriga” – disse. Ele defende que haja um debate para ajudar o Governo do Estado de São Paulo a resolver a crescente população de moradores de rua, principalmente aqueles com problemas psiquiátricos.
O vice-presidente eleito, Dr. Elton (União), abordou a questão dos moradores em situação de rua nas cidades do Interior paulista. “É necessário que haja um programa de políticas públicas para resolver esses problemas, para que não se torne uma situação de difícil controle, como acontece na cidade de São Paulo”, afirmou.
Eleito na mesma reunião, o relator da CPI será o deputado Lucas Bove (PL). O parlamentar comentou sobre como será estruturada a Comissão. “Como temos deputados de diferentes partes do estado, a ideia é criar subgrupos para atender todas essas regiões. Em um segundo momento, discutir políticas públicas de acordo com a área de atuação de cada deputado”, disse Bove.