Biometria termina nesta sexta-feira (29) em 82 cidades | Política

Cidadão que não comparecer terá o título de eleitor cancelado.

O prazo para o cadastramento das digitais termina na próxima sexta-feira (29) em 82 municípios. Aqueles que não realizarem a biometria terão o título de eleitor cancelado e sofrerão impedimentos na vida civil, como não obter passaporte, tomar posse em concurso público, fazer empréstimos em bancos públicos e matrículas em instituições de ensino.

A biometria obrigatória teve início nesses municípios em 4 de fevereiro deste ano. Ao longo de 2019, diversas ações de atendimento itinerante foram desenvolvidas pelos cartórios eleitorais, levando o atendimento até o eleitor em locais como shoppings, escolas e empresas.

Além disso, desde abril os cartórios eleitorais vêm realizando mensalmente plantões aos sábados para atendimento biométrico, facilitando a vida de eleitores que estudam e trabalham durante o horário de atendimento normal.

Para fazer o cadastramento biométrico até a próxima sexta-feira (29), o eleitor deve agendar seu atendimento pelo site www.tre-sp.jus.br e levar ao cartório eleitoral ou a um posto de atendimento da Justiça Eleitoral um documento oficial e original de identificação, um comprovante de residência recente e o título de eleitor, caso já o tenha.

Consulte se o seu município está entre as 82 cidades que encerrarão a biometria no dia 29.

Eleições de 2020

Os eleitores desses 82 municípios já utilizarão as digitais para serem identificados nas eleições municipais de 2020. A biometria torna o processo eleitoral mais seguro, porque confirma a identidade de cada pessoa que vai votar.

Biometria em SP

No Estado de São Paulo, 63,7% dos eleitores já cadastraram a biometria. Mais de 12 milhões de pessoas ainda precisam realizar o procedimento.

A recomendação da Justiça Eleitoral é que os eleitores façam a biometria o mais breve possível, a fim de evitarem filas e transtornos no futuro.

Jornal O Democrata São Roque

Fundado em 1º de Maio de 1917

odemocrata@odemocrata.com.br
11 4712-2034
Rua Marechal Deodoro da Fonseca, 04
Centro - São Roque - SP
CEP 18130-070
Copyright 2021 - O Democrata - Todos os direitos reservados
Os textos são produzidos com modelo de linguagem treinado por OpenAI e edição de Rodrigo Boccato.