Datafolha divulgará pesquisa para o Governo de SP nesta semana | Política

Após uma semana de reviravoltas na corrida presidencial, com a saída de Sérgio Moro do PODEMOS e o boato sobre a desistência de João Dória, o Estado de São Paulo entra no holofote do calendário de divulgação das pesquisas eleitorais. Na próxima quinta-feira, 7, o Instituto Datafolha vai divulgar o primeiro cenário após alguns importantes movimentos de pré-candidatos.

O último levantamento do instituto, em 2021, ainda considerava Geraldo Alckmin como principal postulante, tinha Guilherme Boulos como alternativa e Arthur “Mamãe Falei” com apoio de Sérgio Moro, mas o dedo de Lula, assim como outros fatores, transformaram o cenário. A principal dúvida entre os próximos movimentos é se Marcio França conquistará a preferência do petista que atualmente não abre mão da candidatura de Haddad, mesmo depois que o ex-governador tucano aceitou ser vice na chapa a pedido de França.

Nos últimos dias, Guilherme Boulos também desistiu da candidatura ao Governo de São Paulo, em apoio ao projeto de Lula, numa tentativa de construir uma candidatura única com viés de esquerda no Estado, e Mamãe Falei desistiu de concorrer, assim como Moro no palanque à presidência.

Assim, Marcio França continua articulando. Ele comemorou o resultado da pesquisa encomendada pele Record, convenceu Lu Alckmin a se filiar e disputar uma vaga no Congresso Nacional, teve um encontro com a Deputada Tábata Amaral e até rivalizou contra o ex-algoz, João Dória, no momento em que achou que ele desistiria da presidência para buscar a reeleição.

Haddad, por sua vez, parece mais preocupado com o cenário nacional, criticando Bolsonaro e tentando buscar uma vaga num futuro Ministério da Educação de Lula. Seguindo fielmente a cartilha do ex-presidente e apenas aguardando os comandos do líder do partido.

Quem finalmente deve entrar na disputa é o ex-ministro Tarcísio Gomes de Freitas que deixou a pasta da Infraestrutura de Jair Bolsonaro para dedicar-se a tentativa de comandar o Palácio dos Bandeirantes. Ele já deixou de agir como homem das pavimentações e leilões de privatização e postou sobre a escolha do candidato a vice.

Quem teve a semana mais agitada foi sem dúvida o tucano Rodrigo Garcia. Com apoio de prefeitos e vereadores de mais de 600 municípios de São Paulo e a máquina administrativa trabalhando a seu favor, viu a candidatura por um triz com o boato de desistência de Dória, mas, agora, é oficialmente Governador de São Paulo e vai disputar a reeleição e tenta se tornar conhecido fora dos círculos da política e mais entre os cidadãos comuns.

As pesquisas, a partir de agora, vão construir as estratégia destes e de outros candidatos que buscam ganhar atenção dos eleitores paulistas.

Jornal O Democrata São Roque

Fundado em 1º de Maio de 1917

odemocrata@odemocrata.com.br
11 4712-2034
Rua Marechal Deodoro da Fonseca, 04
Centro - São Roque - SP
CEP 18130-070
Copyright 2021 - O Democrata - Todos os direitos reservados
Os textos são produzidos com modelo de linguagem treinado por OpenAI e edição de Rodrigo Boccato.