Deputado Arthur do Val pode ser expulso do partido e ter mandato cassado | Política

O deputado estadual, Arthur do Val (PODEMOS) pode ser expulso do partido e perder o mandato após ter um áudio vazado onde diz que as mulheres ucranianas são “fáceis por serem pobres”. Entre outros comentários absolutamente misóginos e de baixo calão, o deputado ficou expostos nacionalmente após viajar para uma zona guerra e pedir doações para ajudar no conflito.

O ex-juiz, Sérgio Moro, pré-candidato a presidente pelo mesmo partido de Arthur, logo repudiou a fala para se afastar do, até então, pré-candidato ao Governo de São Paulo.

O PODEMOS, sob a presidência da deputada federal, Renata Abreu, também divulgou uma nota oficial condenando a atitude do deputado que, segundo informações, deverá ser expulso do partido “o mais rápido possível”.

Gravíssimas e inaceitáveis são as declarações do deputado estadual Arthur do Val, que foram divulgadas na imprensa. Não se resumem ao completo desrespeito à mulher, seja ucraniana ou de qualquer outro País, mas de violações profundas relacionadas a questões humanitárias, em um momento em que esse povo enfrenta os horrores da guerra. O Podemos repudia com veemência as declarações e, com base nelas, instaura de imediato um procedimento disciplinar interno para apuração dos fatos. Até este momento o partido não havia conseguido contato com o deputado, que estava em voo.

Executiva Nacional do PODEMOS – Renata Abreu

O deputado estadual Ataíde Teruel colega na Assembleia Legiativa foi outro que emitiu uma nota contra Arthur. Outros deputados estaduais também se manifestaram e devem iniciar um processo para cassação do mandato dele.

“Foi com sentimento de muita indignação que ouvi as declarações sexistas do Deputado Estadual Arthur do Val sobre as mulheres ucranianas. Dentre as inúmeras bobagens ditas pelo Deputado, uma delas me causou mais repulsa: “Elas são fáceis porque são pobres”. Essa atitude sexista em relação às mulheres ucranianas, de total desamor e falta de respeito com um povo que está passando pelo maior pesadelo que existe é de uma desumanidade sem precedentes. Ainda mais nesta próxima semana quando se celebra o Dia Internacional da Mulher, exatamente para chamar nossa atenção sobre a fragilidade e o machismo que ainda imperam em nossa sociedade. Caro Deputado Arthur do Val: o senhor desonra o parlamento do qual faz parte e todos os votos que o elegeram. Nota zero para o senhor!”

Em São Roque, o prefeito Guto Issa, que tem o cargo de Presidente Municipal do PODEMOS e a, vereadora Dra. Cláudia Pedroso, líder de governo na Câmara Municipal, repudiaram “veementemente as palavras estúpidas proferidas em áudios do Deputado Arthur do Val. As referencias indignas às mulheres ucranianas surpreendem pela torpeza, agravadas pela condição desumana imposta pela guerra. Aguardamos pela rápida expulsão do Podemos por alguém que não tem a menor identidade com o Partido” – publicaram em nota.

Jornal O Democrata São Roque

Fundado em 1º de Maio de 1917

odemocrata@odemocrata.com.br
11 4712-2034
Rua Marechal Deodoro da Fonseca, 04
Centro - São Roque - SP
CEP 18130-070
Copyright 2021 - O Democrata - Todos os direitos reservados
Os textos são produzidos com modelo de linguagem treinado por OpenAI e edição de Rodrigo Boccato.