Em homenagem a ex-prefeito de Sorocaba, Paço passa a se chamar Palácio dos Tropeiros ‘Dr. José Theodoro Mendes’ | Política

A prefeita de Sorocaba, Jaqueline Coutinho, assinou na tarde de quarta-feira (29) o decreto onde a sede da Prefeitura de Sorocaba passa a ser denominada Palácio dos Tropeiros “ Dr.José Theodoro Mendes”. O decreto, de nº 25.580 publicado na edição do jornal do Município desta quarta-feira, é uma homenagem ao ex-vereador, ex-deputado federal constituinte e ex-prefeito de Sorocaba falecido no final da tarde da última sexta-feira, dia 24, vítima de um acidente automobilístico.

“Esse decreto é uma justa homenagem ao doutor José Theodoro Mendes, que foi vereador, prefeito de Sorocaba e deputado federal constituinte, promotor público e que muito trabalhou pela política local , por todos os sorocabanos. Uma pessoa que realmente enalteceu nossa cidade e com sua ação, como agente político, fez com que Sorocaba progredisse.

José Theodoro Mendes foi vereador em Sorocaba entre 1973 e 1975. Ele teve também três mandatos como deputado federal. Em abril de 1984, Mendes votou favoravelmente à emenda Dante de Oliveira – que pretendia restabelecer as eleições diretas no País e, no Colégio Eleitoral, se empenhou pela campanha de Tancredo Neves. Reeleito deputado federal em 1986, no ano seguinte participou dos trabalhos da Assembleia Nacional Constituinte, que resultaram na Constituição de 1988.

Foi também prefeito em Sorocaba entre fevereiro de 1977 e maio de 1982. Durante seu mandato foi o responsável pela construção do atual Paço Municipal. Além disso, o Palácio dos Tropeiros foi concebido pelo arquiteto paulistano Luiz Arthur Guimarães Navarrete e idealizado por Theodoro. O ex-prefeito ainda foi responsável pela conclusão do Estádio Municipal “Walter Ribeiro” (CIC). Teatro Municipal e pelo prolongamento da Avenida Dom Aguirre, a partir da ponte da Rua Padre Madureira.

Jornal O Democrata São Roque

Fundado em 1º de Maio de 1917

odemocrata@odemocrata.com.br
11 4712-2034
Rua Marechal Deodoro da Fonseca, 04
Centro - São Roque - SP
CEP 18130-070
Copyright 2021 - O Democrata - Todos os direitos reservados
Os textos são produzidos com modelo de linguagem treinado por OpenAI e edição de Rodrigo Boccato.