Programa Tarifa Zero é citado como tendência para transporte público durante evento na Europa | Política

O programa Tarifa Zero implantado recentemente em Vargem Grande Paulista já tem sido exemplo para várias cidades do Brasil e do mundo. O novo modelo de transporte público gratuito foi apresentado em Lisboa/Portugal, durante a 4ª edição do Ciclo de Palestras MOBILIDADE – Tendências | Desafios | Realidades.

O evento reuniu palestrantes de reconhecido mérito e notoriedade pública que partilharam sua visão sobre as tendências e realidades que atravessam os diferentes modos de transporte de passageiros e mercadorias, bem como identificaram os desafios mais relevantes que condicionam as decisões sobre mobilidade e transportes.

Vargem Grande Paulista foi apresentada pelo palestrante Faustino Gomes, CEO da TIS.PT – Consultores em Inovações e Sistemas. Engenheiro Civil com especialização em Planejamento Regional e Urbano, Gomes palestrou sobre “TENDÊNCIAS PARA A GRATUITIDADE DO TRANSPORTE PÚBLICO” e citou exemplos de três cases: Tallin (Estônia), Luxemburgo e Vargem Grande.

Sua palestra teve como contexto principal o crescimento da procura de serviços de mobilidade e transportes, que obrigam o aumento das capacidades existentes, o reforço de frotas, a adaptação da oferta e sua diversificação, e a digitalização dos processos de planejamento e produção.

Gomes destacou em sua apresentação os benefícios do transporte público gratuito para a cidade, entre eles: maior desenvolvimento econômico, maior procura pelo sistema de transporte, mais acessibilidade às famílias de baixa renda, geração de emprego, aumento de receita, redução do tempo de viagens, etc.

Tarifa Zero
O programa Tarifa Zero entrou em vigor no dia 5 de novembro, sendo Vargem Grande Paulista a primeira cidade da Região Metropolitana da Grande São Paulo a utilizar transporte público gratuito. O novo sistema de transporte público municipal foi criado pela Prefeitura a fim de garantir à população mais acessibilidade, segurança e dignidade no serviço.

A Prefeitura também ampliou a frota de 7 para 13 ônibus, e o número de linhas de 4 para 7. Além disso, um Terminal Urbano de Ônibus está sendo construído na região central da cidade, por onde irão passar todas as linhas.

Jornal O Democrata São Roque

Fundado em 1º de Maio de 1917

odemocrata@odemocrata.com.br
11 4712-2034
Rua Marechal Deodoro da Fonseca, 04
Centro - São Roque - SP
CEP 18130-070
Copyright 2021 - O Democrata - Todos os direitos reservados
Os textos são produzidos com modelo de linguagem treinado por OpenAI e edição de Rodrigo Boccato.