Projeto de Lei de prevê Campanha de Conscientização sobre Depressão na Infância e na Adolescência | Política

Está tramitando na Câmara Municipal de São Roque o Projeto de Lei n° 75, de autoria do vereador Alexandre Pierroni, que institui a Campanha de Conscientização sobre Depressão na Infância e na Adolescência, a ser realizada anualmente no município, na segunda semana do mês de maio.

A intenção do vereador é promover o debate nos estabelecimentos de ensino público e privado, ampliar a informação e o conhecimento sobre a depressão, suas causas, sintomas, meios de prevenção, tratamentos, além de incentivar a busca pelo diagnóstico e pelo tratamento dos pacientes, combater o preconceito e capacitar os profissionais do Sistema Único de Saúde (SUS), no âmbito municipal.

Pierroni explica que a depressão pode ser diagnosticada a partir dos quatro anos de idade, e é mais difícil de ser diagnosticada em crianças porque elas tem dificuldade em expressar seus sentimentos. Já os adolescentes, por passarem por períodos de mudanças corporais e hormonais, nem sempre se fazem compreender quando são acometidos pela doença. Em ambos os casos há indícios comportamentais que devem sempre ser observados como, por exemplo, diminuição das atividades, medo de separação dos pais ou cuidadores, dores de cabeça e na barriga frequentes, falta de interação com o ambiente e com as pessoas.

Dados da Organização Mundial de Saúde contabilizam aproximadamente 400 milhões de pessoas no mundo foram diagnosticadas de depressão e, entre 2005 e 2015, o índice de crianças entre 6 e 12 anos diagnosticadas passou de 4,5% para 8% e, entre 2003 e 2013 o índice de suicídio entre crianças e adolescentes aumentou 10%.

“Precisamos tratar desse assunto nas escolas, nas famílias e devemos nos comprometer com políticas públicas que tratem do assunto para que cuidemos melhor de nossas crianças e adolescentes, para que eles entendam do que se trata ou pelo menos saibam que a doença existe e possam discutir sobre o assunto com seus pais e familiares”, observa o parlamentar.

O Projeto de Lei também menciona que a campanha poderá ser realizada através de palestras gratuitas com profissionais habilitados e capacitados sobre o tema, distribuição de cartazes e panfletos em repartições públicas com atendimento ao público e que as escolas da rede pública e privada poderão celebrar parcerias com profissionais e órgãos públicos ou privados, ONGs, associações profissionais e outras entidades afins para a implementação dos objetivos pretendidos.

“A depressão é uma doença que não faz distinção de idade, raça, credo, classe social ou cultura e deve ser compreendida, diagnosticada e tratada. O que muitas pessoas não sabem é que é possível tratá-la gratuitamente nos Centros de Atenção Psicossocial (CAPs) e nos ambulatórios especializados da rede pública, um serviço público que devemos divulgar e orientar aqueles que precisam de ajuda profissional”, encerra o vereador Alexandre Pierroni.

Jornal O Democrata São Roque

Fundado em 1º de Maio de 1917

odemocrata@odemocrata.com.br
11 4712-2034
Rua Marechal Deodoro da Fonseca, 04
Centro - São Roque - SP
CEP 18130-070
Copyright 2021 - O Democrata - Todos os direitos reservados
Os textos são produzidos com modelo de linguagem treinado por OpenAI e edição de Rodrigo Boccato.