Secretaria de Educação do Estado se prepara para acabar com trâmites e processos em papel | Política

A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo vai eliminar todos os trâmites de documentos e impressões de papéis a partir de 5 de agosto. A iniciativa é pioneira entre as pastas do Governo e faz parte do Programa SP Sem Papel, que tem como objetivo desburocratizar e melhorar a gestão pública estadual.

O sistema digital de gestão processual entrará no ar em agosto. A partir do momento em que for operado, todos os documentos seguirão sua tramitação pelo sistema. Os processos iniciados em papel seguirão sua tramitação via SPDoc até o arquivamento, mas não será mais possível cadastrar ou autuar novos processos no sistema antigo.

A Secretaria da Educação foi uma das primeiras a se candidatar para a implementação. “É um momento muito importante para nós inovar e trazer nossos processos para o digital. Isso trará muita qualidade para todos os servidores da educação”, comemora o secretário Rossieli Soares. Além da Educação, as Secretarias da Saúde, Desenvolvimento Regional, Governo e Casa Civil também aderiram ao projeto.

Cada servidor terá uma senha e um login para acessar a “Mesa Virtual”, interface na qual todos os processos e trâmites serão exibidos. De forma intuitiva, os servidores poderão ter acesso a documentos com apenas um clique. Os documentos também serão padronizados, e as assinaturas serão digitais.

“Todos os documentos serão padronizados, eliminando o problema que o trâmite de papéis podem ter. Além disso, também diminuiremos custos com o fim da impressão e do transporte de documentos”, explica André Arruda, presidente da Companhia de Processamento de Dados do Estado de São Paulo (Prodesp).

Entre 17 e 26 de julho, a Educação fará um conjunto de atividades preparatórias para a capacitação dos servidores, que serão multiplicadores desse programa em diversas regiões do Estado. “Vamos dar todo o apoio para os servidores, e depois do dia 5 de agosto, faremos um acompanhamento dos processos e possíveis dúvidas que possam surgir na prática”, diz Renilda Peres, chefe de gabinete do secretário.

O treinamento será na Escola de Formação e Aperfeiçoamento dos Profissionais da Educação (Efape). Nos dias 17, 18 e 19 de julho, o treinamento é destinado a servidores das unidades centrais, Diretorias de Ensino da capital e da Grande São Paulo. Do dia 22 ao dia 26 de julho, serão contemplados os servidores das Diretorias de Ensino do interior.

Jornal O Democrata São Roque

Fundado em 1º de Maio de 1917

odemocrata@odemocrata.com.br
11 4712-2034
Rua Marechal Deodoro da Fonseca, 04
Centro - São Roque - SP
CEP 18130-070
Copyright 2021 - O Democrata - Todos os direitos reservados
Os textos são produzidos com modelo de linguagem treinado por OpenAI e edição de Rodrigo Boccato.