Vereador pede Carreta da mamografia para São Roque

Através de Ofício e Indicação protocolados na Câmara Municipal, o Vereador Guto Issa está solicitando ao Poder Executivo que o município de São Roque receba a Carreta da Mamografia.

A Carreta da Mamografia faz parte do Programa “Mulheres de Peito”, coordenado pela Secretaria de Estado da Saúde, cujo propósito é o de oferecer mamografias gratuitas, sem obrigatoriedade de pedido médico, para mulheres de 50 a 69 anos. “A nossa intenção é a de que a Administração Municipal busque junto ao Governo do Estado este serviço-móvel para nosso município, beneficiando assim as mulheres que ficam na fila de espera para a realização do exame feito pelo SUS – Sistema Único de Saúde”, comenta Guto Issa.

Guto avalia que este exame é essencial para identificar a existência de câncer de mama. “Hoje após a passagem pelo ginecologista da rede básica, a mulher leva um tempo considerável para conseguir fazer o exame. Com a vinda da Carreta, essa lista de espera pode até ser zerada”, diz o Vereador.

De acordo com o INCA – Instituto Nacional de Câncer, órgão ligado ao Ministério da Saúde, o câncer de mama é o segundo tipo que mais acomete as brasileiras. “Para o Brasil, foram estimados 59.700 casos novos de câncer de mama em 2019, com risco estimado de 56 casos a cada 100 mil mulheres”, informa o site.