Vereador sugere implantação de UTI Neonatal na Santa Casa de São Roque

Através do Ofício 1428/2021, protocolado na Câmara Municipal, o Vereador Toninho Barba sugere a Administração da Santa Casa de São Roque para que seja implantada uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) que atenda recém-nascidos.

Toninho Barba explica que infelizmente conforme dados da Fundação Seade, a região metropolitana de Sorocaba tem um déficit de ao menos 31 leitos de UTI Neonatal. “A UTI Neonatal é um setor que deve atender aos recém-nascidos com assistência humanizada e de qualidade, com serviços médicos e de enfermagem 24 horas por dia”, fala o Vereador.

O Vereador Toninha Barba comenta que há um projeto para reforma e reestruturação do berçário, por isso, seria importante buscar a criação da UTI Neonatal. “Estatísticas apontam que 10% dos partos são prematuros e ocorrem geralmente na 37ª semana de gestação por vários motivos, entre os quais, rompimento da bolsa, contrações precoces e hipertensão, com isso, a fragilidade do recém-nascido é ainda mais exposta, devido a não completa formação de toda sua estrutura corporal, levando a dificuldades respiratórias, hemorragias intracerebrais, infecções que podem ocasionar a morte ou consequências no desenvolvimento psicomotor, intelectual e emocional, ou seja, quanto menor é a idade gestacional, maior é a probabilidade de complicações”, esclarece o parlamentar.

O Ofício foi encaminhado para a atual administradora da Santa Casa, TaÍs Danilucci, e agora o Parlamentar aguarda um retorno sobre a possibilidade do hospital oferecer os serviços de UTI neonatal para atender a cidade e a região por meio do Sistema Único de Saúde (SUS).

Jornal O Democrata São Roque

Fundado em 1º de Maio de 1917

odemocrata@odemocrata.com.br
11 4712-2034
Rua Marechal Deodoro da Fonseca, 04
Centro - São Roque - SP
CEP 18130-070
Copyright 2021 - O Democrata - Todos os direitos reservados
Os textos são produzidos com modelo de linguagem treinado por OpenAI e edição de Rodrigo Boccato.