Votação na Anvisa trata registro de produtos a base de cannabis | Política

Uma decisão importante sobre o plantio de cannabis e a comercialização de remédios com base na planta da qual é produzida a maconha será tomada hoje, quando a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) votará temas como o cultivo e o registro de medicamentos no Brasil.

Se aprovada, a medida facilitará o registro medicinal no país, segundo Caroline Heinz, vice-presidente da HempMeds Brasil – primeira empresa a receber aprovação da Anvisa para importação de um produto à base de canabidiol, composto químico encontrado na planta e usado para a fabricação de medicamentos para minimizar dores, reduzir convulsões e síndromes, melhorar a memória, entre outros benefícios. Hoje, apenas o Mevatyl tem registro.

Professora do Serviço de Psiquiatria do Hospital de Clínicas de Porto Alegre, Lisia von Diemen levanta um problema no caso de aprovação do plantio. O risco é de que a planta pare nas mãos de produtores de maconha.

A regulamentação do uso medicinal da cannabis no Brasil começou em 2015, quando a Anvisa liberou a importação para a pessoa física, para uso próprio e mediante prescrição de profissional legalmente habilitado. O debate, hoje, é sobre a ampliação do acesso ao tratamento, já que não há, no Brasil, produtos semelhantes aos que as pessoas têm importado.

Jornal O Democrata São Roque

Fundado em 1º de Maio de 1917

odemocrata@odemocrata.com.br
11 4712-2034
Rua Marechal Deodoro da Fonseca, 04
Centro - São Roque - SP
CEP 18130-070
Copyright 2021 - O Democrata - Todos os direitos reservados
Os textos são produzidos com modelo de linguagem treinado por OpenAI e edição de Rodrigo Boccato.