Prefeitura de Araçariguama decreta situação de emergência após fortes chuvas

Grupos de moradores e entidades assistenciais também estão mobilizados para arrecadação de mantimentos para os cidadãos afetados

As fortes chuvas que assolam todo o Estado de São Paulo desde a noite deste domingo, 9, causaram muitos estragos não só Araçariguama, mas em toda a região. Somente em Araçariguama, nove bairros foram gravemente afetados. O prefeito Joca decretou situação de emergência e desde a madrugada equipes da Prefeitura estão percorrendo os principais pontos da cidade para auxiliar os moradores, fazer um levantamento dos estragos, providenciando os consertos emergenciais, coletando as urgências e trabalhando para amenizar os transtornos causados pelo ocorrido.

“Pedimos atenção e cautela a toda a população. Neste primeiro fim de semana de fevereiro, o volume de chuva foi tão elevado que representa 45% de toda chuva esperada para o mês. Pedimos um cuidado redobrado a população do bairro Santa Ella e demais moradores do entorno do Rio Tietê em decorrência das aberturas de suas comportas”, informou a Prefeitura.

Segundo a estação meteorológica do Instituto Nacional de Meteorologia, o INMET, foram 110 milímetros de chuva, sendo que a média para o mês é de 246 milímetros.

Arrecadação de doações

Grupos de moradores e entidades sociais estão se organizando para arrecadar mantimentos para os cidadãos mais prejudicados com as chuvas. Roupas, alimentos, colchões e mantimentos em geral estão sendo aceitos nos seguintes pontos:

• Câmara Municipal de Araçariguama
Rua Aparecida, 31 – Centro

• Fit House (Bem Te Quero)
Rua do Imperador, 298 – Vila Real

• Loja Menina Moça (Bem Te Quero)
Av. Nicolau Ferreira de Souza, 237, Loja 2 – Centro

• Adocicando (Bem Te Quero)
Av. Nicolau Ferreira de Souza, 229 – Centro

• Pousada Central (Bem Te Quero)
Av. Nicolau Ferreira de Souza, 237, Loja 2 – Centro

• Brigdeiröh (Bem Te Quero)
Rua da Penha, 53, Loja 2 – Centro

Entidades e grupos que também estiverem organizando e aceitando mantimentos, entre em contato conosco, vamos centralizar aqui todos os postos de arrecadação. Estaremos atualizando essa publicação sempre que tivermos um novo local.

A Secretaria de Assistência Social também está fazendo um estudo para definir o que mais será necessário para ajudar as famílias que estão com prejuízos ou desabrigadas.

“Toda ajuda é bem vinda, este é um momento de unirmos forças para amparar a nossa gente”, disse a Prefeitura de Araçariguama em postagem nas redes sociais.