Prefeitura de Mairinque implanta Sala de Isolamento no PA Municipal

A Prefeitura está finalizando os preparativos da Sala de Isolamento, voltada a receber os pacientes com sintomas de doenças infectocontagiosas, no Pronto Atendimento Municipal de Mairinque – PA.

O local poderá receber até 3 pacientes, que permanecerão sob atendimento até o surgimento de vaga para transferência em um Hospital de Referência da Região por meio da Central de Regulação de Oferta de Serviços de Saúde – CROSS.

As equipes atuantes no PA já foram treinadas para receberem os pacientes com sintomas respiratórios graves e todos os colaboradores estão seguindo os protocolos do Ministério da Saúde, a fim de evitar que os profissionais sejam contaminados.

Além da intensificação na higienização do Pronto Atendimento, também foi disponibilizado no local álcool gel e feito o isolamento de cadeiras na recepção, isso tudo para evitar que as pessoas fiquem próximas e o atendimento ocorra de maneira ágil, evitando aglomeração.

Foram adquiridos Equipamentos de Proteção Individual – EPI’S para os funcionários que atuarão exclusivamente na Sala de Isolamento, como macacão, bota, luvas, máscaras N95 e máscaras faciais. 

A secretária de Saúde explica que essa ação se faz necessária em razão do alto risco de contagio de diversas doenças. “O risco de contágio para muitas doenças é alto, por isso precisamos proteger tanto os profissionais que atuam na área da saúde, como os pacientes que vão até o PA em busca de atendimento”, comenta Hozana Marcelino.