Professor são-roquense é destaque em revista dos Estados Unidos

Todos os meses a Associação Americana de Professores de Física lança em sua revista um desafio. Os professores têm de resolver um problema complexo. No mês de fevereiro, apenas 20 pessoas em todo o mundo conseguiram chegar à resposta correta, entre eles o professor Guilherme Moisés Sampaio, Professor de Física do Colégio CB COC de São Roque. Guilherme é o único brasileiro do grupo.

A revista chama-se ‘The Physics Teacher’ – (O Professor de Física) e é publicada pela American Association of Physics Teachers – AAPT – (Associação Americana de Professores de Física). Os leitores da revista são desafiados a provar a sua proficiência em Física resolvendo questões propostas por um grupo de colaboradores.

O grupo é formado em sua maioria por professores de Física norte-americanos, mas há também colaboradores de vários países, como China, Canadá e Portugal.

O desafio de fevereiro envolvia o cálculo do rendimento (η) de um ciclo termodinâmico para uma porção de gás hélio.

O são-roquense Guilherme possui Graduação em Física e Mestrado em Nanociência e Nanotecnologia pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), onde atuou na linha de pesquisa ligada ao Magnetismo de Sistemas Nanoestruturados por meio do estudo teórico de Simulações de Curvas de Magnetização em Função do Campo para o Regime Superparamagnético.

Guilherme Moisés Sampaio também atua como Professor de Física do Colégio CB COC – São Roque.