Reutilize e Recicle

Ter uma vida sustentável não é apenas uma escolha ou moda, é preciso tomar algumas decisões. Adotar hábitos novos para ter um requisito básico para o desenvolvimento de qualquer sociedade e, de quebra, ainda fazer bem para a sua saúde, para o meio ambiente, e para todos como um todo. Pensando em descartar algo? Que tal reutilizar ou reciclar? Aprenda a reutilizar o que for possível e somente descarte algo quando não puder dar outro destino a esse material.

Em todos os setores de nossas vidas temos como colocar em prática a reutilização de produtos como,  por exemplo, se você tiver animais, estique os cobertores velhos e toalhas que não usa mais em um local onde eles possam sentar e dormir. As sementes de frutas e vegetais não precisam ir para o lixo. Plante-as no quintal ou em pequenos vasos, faça uma pequena horta ou inicie uma compostagem, reduzindo dessa forma a geração de resíduos orgânicos, emissões de gases como os de efeito estufa, aliviando aterros sanitários, já que você irá separar seus resíduos orgânicos.

Reutilize embalagens de manteiga e margarina ou outros potes desta natureza para guardar sobras de comida em geral. Recipientes de vidro com tampa podem servir para guardar sobras de comida ou acondicionarem um doce, feijão, farinhas. Guarde e reutilize os jornais, revistas e outros produtos de papel para ajudar no transporte de itens frágeis. Com tampinhas de garrafas PET é possível fazer o seu próprio jogo de damas, por exemplo, basta coletar peças de duas cores diferentes. Tubos de papel higiênico  podem servir para crianças fazerem artesanato ou até brincarem de boliche, substituindo os pinos. Uma atitude sustentável é reutilizar o lixo que na verdade não é lixo, é somente um material que, com um pouquinho de criatividade, se tornará algo totalmente novo. Não sabe o que fazer com pães amanhecidos? Corte-os em fatias e leve-os ao forno para fazer deliciosas torradas. Use a casca da banana para polir o sapato. Além de não ser tóxico, é mais ecológico que o polimento tradicional.

O plástico, apesar de ser um material altamente utilizado e muito prático no nosso dia a dia, é um material que produz altos impactos do início ao fim. Difícil de ser compactado, esse material ocupa muito espaço em aterros, além disso, possui um processo lento de degradação e decomposição, podendo durar mais de 100 anos. E a sua queima provoca a liberação de uma fumaça tóxica, temos que evitar o uso desse material sempre que possível, com essa atitude você deixará de acumular resíduo no meio ambiente.

A melhor alternativa é:

  • Doe
  • Repare
  • Reutilize
  • Recicle
  • Reorganize
  • Repense
  • Recuse

A relação entre os seres humanos e o planeta, bem como os efeitos gerados por isso pode criar redes de solidariedade e uma vida realmente sustentável onde se insere pessoas mais conscientes que reutilizam e reciclam todo material e alimento ao seu redor, auxiliando desse modo às redes de agroecologia que resistem, e estão mais vivas, modernas e atuantes do que nunca. Temos todos que pensar na parte que nos cabe no dia a dia, para que ser sustentável seja realmente parte de cada um de nós.

Silvia Hermida – Bióloga e Produtora Rural

Fonte: Abramovay, R. “Muito além da economia verde”. Editora Planeta, 2012.

Toda quinta-feira os cidadãos de São Roque têm a oportunidade de interagir e adquirir produtos produzidos localmente com manejo agroecológico na Feira Agroecológica de São Roque, que ocorre na Av. 3 de Maio, 900 das 8h até as 12h. @feiraagroecosaoroque