Roteiro do Vinho oferece petiscos, drinques e até sorvete com a flor da alcachofra; confira

O Roteiro do Vinho – trecho turístico de 12 km, que concentra Vinícolas, Adegas, Restaurantes, Pousadas e Entretenimento – localizado no município de São Roque, tem sua safra de Alcachofra 2019, até o mês de Novembro.

Durante o período os empresários servem iguarias, que vão direto da plantação da região para o prato. São elas: Espaguetes, Risotos, Lasanhas, Parmegiana e Petiscos diversos. Há até sorvete, doces e drinques – tudo à base de Alcachofra. “Cada ano trazemos receitas novas para nossos clientes”, afirma Túlio Patto, Presidente do Roteiro do Vinho. 

Sobre o Roteiro do Vinho

O Roteiro do Vinho fica localizado na cidade de São Roque (SP). Trata-se de trecho de 12 quilômetros, que contém cerca de 40 estabelecimentos, dentre Vinícolas e Adegas, Restaurantes, Pousadas, Entretenimento e Compras. Há restaurantes de Gastronomia Brasileira, Vegetariana, Comida Caipira, Tropeira, Portuguesa, Italiana e Contemporânea, oferta de lazer e toda uma programação voltada ao universo dos vinhos. Em meio à Mata Atlântica, o clima é bastante agradável, de montanha, com sol durante o dia e baixas temperaturas à noite.  

Curiosidade

A Alcachofra é uma planta que chega a um metro de altura e é bastante conhecida pelo sabor e por suas propriedades medicinais. Sua safra vai, geralmente, de Setembro, Outubro a novembro. E é bastante cultivada na região de São Roque, a 56km de São Paulo. 

O nome “alcachofra” provém do árabe al-kharshûf (que significa “planta espinhuda”). Já cynara – seu nome científico – vem do grego. Segundo uma lenda antiga, Cynara seria uma jovem que rejeitou Zeus e que, por conta disso, teria sido transformada nesta planta.

A Alcachofra chegou à São Roque, a 60km de São Paulo, há cerca de 150 anos e se adaptou muito bem ao clima da região.

#roteirodovinho

Serviço:

Roteiro do Vinho

Roteiro do Vinho, São Roque, SP: www.roteirodovinho.com.br | @roteirodovinho