Saiba como solicitar o seguro-desemprego durante a quarentena

Seguindo as orientações dos órgãos de saúde e do Governo Estadual de evitar aglomerações, como medida de prevenção e disseminação do COVID-19, os Postos de Atendimento ao Trabalhador – PAT suspenderam os atendimentos presenciais, o que impossibilitou o pedido para o benefício do seguro-desemprego.

“Os trabalhadores que necessitarem do serviço poderão realizá-lo sem sair de casa, usando o celular ou um computador com acesso à internet. O governo federal disponibiliza duas plataformas digitais para realizar o requerimento, através do navegador, pelo site Emprega Brasil ou do aplicativo Carteira de Trabalho Digital, disponível para aparelhos Android e iOS”, orienta o PAT de Mairinque. As medidas valem também para todas as unidades do PAT.

Pelo navegador de internet, basta o munícipe acessar o site servicos.mte.gov.br e fazer o cadastro, informando alguns dados pessoais e na tela de serviços, escolher a opção “Seguro-Desemprego” e em seguida, “Solicitar Seguro-Desemprego”. Será necessário informar o número do Requerimento, fornecido pelo antigo empregador para ter acesso as regras para habilitar o benefício.

O processo é realizado de maneira semelhante nos telefones móveis, baixando o aplicativo, o cidadão precisará realizar o login com CPF e senha, que pode ser criada na própria plataforma. Na aba inferior, clicar no ícone Benefícios e, em seguida, “Solicitar Seguro-desemprego”, para incluir o número de requerimento e dar continuidade no processo conforme indicado.