Saneaqua distribuirá Relatório Anual de Qualidade da Água em Mairinque

Informativo será entregue junto com as faturas do mês de março. Publicação reúne dados da água distribuída no ano passado na cidade.

Em março, a Saneaqua, concessionária responsável pelos serviços de água e esgoto em Mairinque, vai entregar junto com as faturas mensais o Relatório Anual de Qualidade da Água. Todos os imóveis da cidade que tem ligação de água e esgoto, mais de 15,9 mil, receberão o relatório com informações sobre a qualidade da água tratada e distribuída à população em 2021. A entrega do informativo será feita pelos agentes comerciais da concessionária e deve ser concluída até o final do mês.
O relatório atende ao Decreto Federal 5.440, de 04 de maio de 2005, e ao anexo XX da Portaria de Consolidação nº 5 do Ministério da Saúde, atualmente alterada pela Portaria 888, de 04 de maio de 2021, que estabelecem definições e procedimentos sobre o controle de qualidade da água. A publicação também atende a Lei 8.078, de 11 de setembro de 1990, que estabelece direitos básicos de proteção ao consumidor.
O informativo tem como principal objetivo detalhar à população sobre a potabilidade da água distribuída durante todo o ano anterior. “Este relatório é importante para que a população tenha conhecimento de todo o controle feito pela concessionária para oferecer uma água segura, sem riscos à saúde”, afirma Bruno Gravatá, gerente de operações da Saneaqua.
O informativo descreve o processo de distribuição de água potável desde a captação nos mananciais (represas Fiscal, Carvalhal e poços) até o cavalete dos imóveis, além de detalhar os números relativos ao controle de qualidade para a melhoria contínua do processo. Dessa forma, com o relatório em mãos, os moradores da cidade podem conhecer a origem e entender como é realizado o tratamento da água que recebem por suas torneiras e consomem em seus imóveis. “A intenção do relatório é tornar acessíveis as informações sobre a água, um produto essencial para a saúde e qualidade de vida da população”, destaca o gerente.
A água tratada e distribuída em Mairinque atende ao rigoroso padrão de potabilidade estabelecido pela Portaria 888, de 04 de maio de 2021, do Ministério da Saúde e pelo Decreto Estadual SS65 da Secretária de Saúde do Estado de São Paulo. A Saneaqua controla os parâmetros físico-químicos (cor, cloro, flúor, turbidez e pH) e microbiológicos da água, além de manter um rígido controle de qualidade que consiste em monitoramentos e análises laboratoriais, desde a captação no manancial, passando pelo processo de tratamento até às redes de distribuição.
“Em média, são realizadas seis mil análises por mês da água produzida e distribuída na cidade; além de mais de 8 mil análises anuais da água bruta das represas e poços. Isso traduz nosso compromisso com a água fornecida à população e nosso respeito com a saúde de todos”, complementa o gerente da concessionária.
As informações que constam na publicação e os índices de análises sobre a qualidade da água também estão disponíveis na internet, no link https://www.saneaqua.com.br/qualidade-da-agua.

Jornal O Democrata São Roque

Fundado em 1º de Maio de 1917

odemocrata@odemocrata.com.br
11 4712-2034
Rua Marechal Deodoro da Fonseca, 04
Centro - São Roque - SP
CEP 18130-070
Copyright 2021 - O Democrata - Todos os direitos reservados