Saneaqua inicia agendamento de Palestras Educativas sobre a importância do uso correto das redes de esgoto

Para orientar a população sobre os resíduos que, ao serem descartados incorretamente, podem afetar o bom funcionamento do sistema de esgotamento sanitário, a Saneaqua, concessionária de água e esgoto de Mairinque, inicia neste mês de março agendamentos de palestras educativas e gratuitas sobre os possíveis impactos do descarte incorreto de resíduos nas redes de esgoto. 

Casos de entupimentos e extravasamentos nas tubulações de esgoto são, na maioria das situações, provocados por algum resíduo (lixo) descartado em local inadequado. Sabe aquele resto de comida que foi jogado na pia da cozinha? E aquele papel higiênico descartado pelo vaso sanitário? Tem ainda o óleo vegetal que em vez de ser reaproveitado foi lançado no ralo. 

Todos esses resíduos que, em algum momento, foram destinados para a rede de esgoto certamente irão retornar em algum tipo de problema, seja no entupimento das ligações ou das redes, no extravasamento das tubulações e até em retorno de esgoto para dentro dos próprios imóveis. 

Com o objetivo de prevenir tais ocorrências, conscientizar e orientar a população quanto ao uso correto do sistema de esgotamento sanitário, a Saneaqua, busca realizar palestras de conscientização na cidade. 

As palestras de educação ambiental são oferecidas para qualquer instituição de ensino (escolas e universidades de ensino público ou privado), entidades e associações do município que tiverem interesse. Com o tema “Saneamento e as dificuldades enfrentadas na coleta do esgoto”, a palestra pode ser realizada de maneira on-line ou presencial, seguindo os protocolos dos órgãos de saúde. 

As instituições interessadas podem solicitar o agendamento enviando um e-mail para o canal: sustentabresp@brkambiental.com.br 

Somente no ano de 2021 a concessionária recolheu cerca de 21,5 toneladas de lixo das redes e tubulações de esgoto, garantindo a eficiência do sistema de coleta e tratamento de esgoto da cidade e evitando as principais consequências dos entupimentos das redes, como o retorno do esgoto para dentro dos imóveis ou até mesmo a ruptura das tubulações. 

De acordo com Bruno Gravatá, gerente de operações da Saneaqua em Mairinque, a iniciativa com a promoção de ações de educação ambiental é fundamental para discutir a importância do saneamento e aproximar as pessoas dos serviços realizados pela concessionária. 

“A realização das palestras de conscientização tem como objetivo contribuir para a expansão dos conhecimentos sobre saneamento. Nossa missão é levar o conhecimento para todos e garantir a saúde, o bem-estar e a preservação do meio ambiente.” 

Em caso de dúvidas, é possível fazer contato com a concessionária por meio do telefone 0800 771 0001. Em horário comercial, a Saneaqua também conta com a página no Facebook para atendimentos (facebook.com/saneaqua) e chat online no site da empresa saneaqua.com.br

Jornal O Democrata São Roque

Fundado em 1º de Maio de 1917

odemocrata@odemocrata.com.br
11 4712-2034
Rua Marechal Deodoro da Fonseca, 04
Centro - São Roque - SP
CEP 18130-070
Copyright 2021 - O Democrata - Todos os direitos reservados