Saneaqua realiza mais de 6 mil análises de qualidade da água por mês em Mairinque

Cerca de 1.500 testes laboratoriais são realizados por semana pela concessionária. Apenas em 2021, mais de 90 mil foram feitos 

A Saneaqua, concessionária responsável pelos serviços de água e esgoto de Mairinque, segue diariamente um rigoroso controle de qualidade da água que abastece os imóveis da cidade, de acordo com todos os padrões estabelecidos pelo ministério da Saúde. 

Para que a água bruta captada nos mananciais que abastecem a cidade, Fiscal e Carvalhal e 19 poços subterrâneos, chegue às residências e atenda a todos os parâmetros de qualidade, é necessário um rigoroso processo de tratamento e acompanhamento por parte da Concessionária. 

O Ministério da Saúde, por meio da Portaria 888/21, de 04 de maio de 2021, estabelece os padrões para distribuição da água consumida, definindo critérios de avaliação, controle e monitoramento da qualidade para o consumo humano, além de padrões de potabilidade, que eliminam riscos à saúde da população. 

Em Mairinque, atualmente, a concessionária tem 61 pontos fixos de coleta de amostra de água em diversos bairros da cidade. Por semana, são realizados aproximadamente 1.500 testes que avaliam todas as características físicas, químicas e biológicas da água, como cloro residual livre, fluoreto, pH, turbidez, cor aparente, coliformes totais e Escherichia coli. Os resultados dessas análises são enviados mensalmente para órgãos competentes. 

Todos os parâmetros analisados também são divulgados mensalmente nas faturas de água e esgoto recebidas pelos clientes, que podem acompanhar de forma contínua os resultados divulgados pela concessionária. 

Atualmente, 100% da área de cobertura do contrato de concessão recebe água tratada e de qualidade em Mairinque. 

“Temos um compromisso com a qualidade da água e com a saúde do mairinquense. Os procedimentos analíticos adotados nos laboratórios de Mairinque utilizam metodologias reconhecidas, com controle rigoroso da qualidade dos processos”, explica Luana Ronconi, coordenadora de Operações da Saneaqua. 

Jornal O Democrata São Roque

Fundado em 1º de Maio de 1917

odemocrata@odemocrata.com.br
11 4712-2034
Rua Marechal Deodoro da Fonseca, 04
Centro - São Roque - SP
CEP 18130-070
Copyright 2021 - O Democrata - Todos os direitos reservados