Os 645 municípios paulistas conheceram suas posições no ranking que avalia ações de preservação ambiental. São Roque ficou com a 137ºª colocação, com 54,32 pontos. Nos últimos dois anos o município teve um avanço significativo: em 2017 ficou na 285ª posição, com 27.21 pontos; em 2016 ficou na 588 colocação, com -0.79 ponto e em 2015, na 595 colocação, com 1.46 ponto.
O programa da Secretaria de Meio Ambiente do Estado premia os municípios com melhor desempenho, levando em conta diversos quesitos ambientais. A pontuação vai de 0 a 100.
Dez diretivas são avaliadas pelo programa: esgoto tratado, resíduos sólidos, biodiversidade, arborização urbana, educação ambiental, cidade sustentável, gestão das águas, qualidade do ar, estrutura ambiental e conselho ambiental.
Entre 2017 e 2018, a Prefeitura de São Roque implantou diversas ações que resultaram na evolução, entre elas: programas e Educação Ambiental, instalação de biodecompositores, medidas de proteção de nascentes, lâmpadas Led na iluminação pública, melhoria na arborização urbana, atuação do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente – CONDEMA, além do início da operação da ETE, coleta e tratamento de mais de 60% do esgoto do município.
“Estamos trabalhando com muita dedicação e responsabilidade para melhorar ainda mais o desempenho. Nossa meta é a certificação de Município Sustentável e para isso precisamos de mais 80 pontos”, conclui a chefe da Divisão de Meio Ambiente, Juliana Caldevilla.