São Roque chega a 50 dias sem registrar óbitos por COVID-19 | O Democrata

Nesta terça-feira, 7, a Prefeitura de São Roque divulgou mais um boletim diário sobre a evolução da pandemia de COVID-19 na cidade. Felizmente, nos últimos dias, o quadro de caos estabelecido no início deste ano parece apontar para o final. Após cinco dias sem nenhum paciente internado por complicações da doença nos hospitais da cidade, tanto público (Santa Casa) quanto particulares (Unimed e São Francisco), mais um dado confortante. Há cinquenta dias, nenhum óbito aconteceu devido à doença.

Há dois dias, o Prefeito Guto Issa comemorou nas redes sociais “Com amor e dedicação dos heróis da Saúde, a nossa São Roque dá show no combate à COVID-19 na região. Os números provam a eficiência. Já são 48 dias sem óbito e três dias sem internações. Isso é o resultado das estratégias de saúde e do avanço da vacinação, com mais de 79% da população completamente imunizada e mais de 93% com a 1ª dose no braço. Obrigado a todos pelo compromisso com a vida!”

Dados positivos da nova cepa

O futuro ministro da Saúde da Alemanha, o epidemiologista Karl Lauterbach, disse que a variante “Ômicron pode ser um presente de Natal” e acelerar o fim da pandemia. O especialista acredita que as 32 mutações identificadas na proteína Spike — usada pelo vírus para entrar nas células humanas — podem significar que a nova cepa é otimizada para infectar pessoas, ao invés de matar.

Desde que foi identificada pela primeira vez na África do Sul, em novembro deste ano, não há relatos de que a Ômicron tenha provocado a forma grave da Covid-19 nem morte nos pacientes que foram diagnosticados com ela. Quem foi infectado pela nova variante, até o momento, apresentou sintomas leves, sem necessidade de internação hospitalar.

Anthony Fauci, principal conselheiro do presidente dos EUA, Joe Biden, disse que os primeiros sinais sobre a gravidade da variante Ômicron são “um tanto encorajadores” e que “não se pode dizer que (a variante) apresente um alto grau de gravidade”, mesmo ainda sendo cedo para tirar conclusões definitivas.

Vacinação

A vacinação da cidade tem agora um cronograma único para todas as marcas de vacinas e munícipes de todas as idades, independente de quantas doses já tomaram. Todos devem comparecer no Recanto da Cascata de terça a quinta-feira, das 8h às 15h, ou procurar um posto de saúde do bairro e ser atendido através de agendamento. Veja nos quadros abaixo.

Boletim Coronavírus – 7 dezembro

A Prefeitura de São Roque informa neste terça-feira, 7 de dezembro, a atualização dos casos de covid-19 na cidade. Até as 8h30 de hoje, foi registrado 1 caso positivo e três testes negativos para coronavírus através do sistema municipal de saúde. Os dados do E-SUS não foram registrados devido a instabilidade no sistema.

O caso confirmado é de mulher de 33 anos.

Atualmente, a cidade registra um total de 7.085 casos confirmados para covid-19, dos quais 6.866 se recuperaram e 201 faleceram.

A cidade segue sem pacientes internados devido ao coronavírus.

Fonte: Assessoria de Imprensa

Jornal O Democrata São Roque

Fundado em 1º de Maio de 1917

odemocrata@odemocrata.com.br
11 4712-2034
Rua Marechal Deodoro da Fonseca, 04
Centro - São Roque - SP
CEP 18130-070
Copyright 2021 - O Democrata - Todos os direitos reservados