São Roque confirma terceiro caso positivo para COVID-19; caso aponta para possível início de transmissão comunitária

São Roque teve o terceiro caso confirmado para coronavírus na tarde desta quarta-feira, 8. Ao todo 4 pessoas ainda estão internadas e 34 aguardam resultados, sendo 3 óbitos suspeitos; 29 casos já foram descartados.

“Dos 4 internados, nenhum em São Roque, mas um está em estado grave. A gente vem acompanhando os casos positivos e notificados para ver se temos lastro epidemiológico, ou seja, se houve contato com pessoas que viajaram para fora. Até o momento não tínhamos vínculo e hoje esse caso positivo tem vínculo. Ele não tem nenhum laço com pessoa que viajou para fora, isso mostra que esse caso é uma possível contaminação comunitária, dentro da nossa cidade. Este é um dado preocupante. Como a gente previne isso? Ficando em casa. O único remédio é isolamento social. Não é motivo de pânico, mas temos que ficar espertos”, alertou Daniela Groke, diretora de Saúde de São Roque, durante pronunciamento nesta noite.

Nesta quarta-feira, um novo Decreto foi divulgado com regras mais rígidas para o funcionamento dos serviços essenciais no enfrentamento ao coronavírus.

Groke informou ainda que uma ala de internação com 10 leitos de UTI – Unidade de Terapia Intensiva, já está sendo montada na Santa Casa e, em breve, deve entrar em funcionamento. Na próxima semana já haverá alguma novidade.

“Estamos trabalhando em outra frente, com a adequação do prédio da hemodiálise, para que se necessário seja utilizado para internações. Já estamos mexendo lá há alguns dias para estarmos preparados. As equipes também estão contratadas e a equipe está coesa e animada. Tudo dentro do programado”, enfatiza Daniela.

Confira o boletim de hoje: