São Roque promove Curso de Agricultura Orgânica

 

 

A Prefeitura de São Roque em parceria com o Governo do Estado realiza no próximo dia 3 de abril das 8 às 12h, na Unidade de Pesquisa e Desenvolvimento em Agricultura Ecológica, o “V Curso de Multiplicação de Trichodermas para Agricultura Orgânica”.

As palestras sobre o assunto serão ministradas pela Dra. Cleuza Maria Montovanello Lucon do Instituto Biológico e pelo Dr. Sebastião Wilson Trivelli da UPD AE/São Roque abordando os seguintes temas: Trichoderma: o que é e para que serve; Como utilizar corretamente o Trichoderma e Multiplicação do Trichoderma para a agricultura orgânica.

Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) reforçam os cuidados com o meio ambiente e a preocupação com o aumento da produção de alimentos mais saudáveis. Sem conhecer exatamente o que a Agenda 2030 da ONU reserva para a agricultura, mas cientes das dificuldades encontradas no controle químico de algumas doenças de culturas importantes faz com que nossos agricultores busquem novas tecnologias ecologicamente mais apropriadas e sustentáveis.

Dentre elas, a utilização de microrganismos no controle biológico de doenças de plantas tem se destacado, pois colabora diretamente para a redução do uso de agrotóxicos nos sistemas de cultivo convencional e integrado. Fungos do gênero Trichoderma encontram-se entre os agentes de controle biológico mais estudados e empregados na produção agrícola mundial. Isto porque, além de possuírem grande potencial para melhorar a sanidade e o desenvolvimento de plantas, não são patogênicos ao homem e ao meio ambiente.

Embora nos últimos anos a disponibilidade de produtos comerciais à base de Trichoderma tenha aumentado no Brasil, alguns entraves como a falta de produtos registrados junto ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e a carência de informações sobre esses agentes tem dificultado o crescimento deste novo e promissor mercado.

Portanto, este curso tem por objetivo fornecer informações detalhadas sobre Trichoderma, os diversos fatores que interferem no seu desempenho e suas formas de utilização nas lavouras, visando colaborar para a ampliação dos conhecimentos de todos os interessados. Para os sistemas de produção orgânico, a legislação vigente permite que o produtor orgânico multiplique microrganismos para uso próprio. Isto posto, o curso tem por objetivo também ensinar a multiplicação do Trichoderma pelos agricultores orgânicos.

Programação

Curso: “V Curso de Multiplicação de Trichodermas para Agricultura Orgânica”

Data: 03 de abril de 2018

Palestrantes: Dra Cleusa Maria Mantovanello Lucon – Instituto Biológico

Dr Sebastião Wilson Tivelli – UPD AE/São Roque

Local: Unidade de Pesquisa e Desenvolvimento em Agricultura Ecológica, Av. 3 de Maio, 900