São Roque registra mais de 500 furtos em 2018 | O Democrata


Bancos e PM dão dicas de segurança para evitar delitos durante a grande movimentação do comércio no fim do ano
De janeiro a outubro deste ano foram registrados na Delegacia de São Roque mais de 122 roubos e 568 furtos, segundo dados divulgados pela Secretaria de Segurança Pública – SSP. Neste final de ano estas são modalidades de crimes que ficam em destaque, pois as compras para o fim de ano e a chegada do 13° salário às mãos dos trabalhadores tornam-se um chamariz para os bandidos.

De acordo com o gerente do Banco do Brasil de São Roque, Luiz Renato Lima, algumas dicas de segurança bancária são válidas para todos os momentos. “Devem ser especialmente observadas neste período de final de ano quando temos um maior volume de dinheiro circulando em razão do crédito do décimo terceiro salário e aumento da atividade do comércio o que acaba por aumentar a investida de criminosos”, explica.

Entre as atitudes recomendas estão: um comportamento seguro nas salas de autoatendimento e agências como o cuidado com esbarrões, trombadas ou pessoas muito prontas a ajudar. Não seguir orientações de estranhos e usar apenas o próprio telefone. Caso o cartão fique preso no caixa eletrônico, bloqueie-o imediatamente apenas por telefone; não permita que estranhos se aproximem quando estiver utilizando um caixa eletrônico e proteja o que está digitando para que ninguém veja; nunca o entregue a terceiros e não permita que olhem o código de segurança que se encontra no verso do cartão; não informe o número do seu cartão em sites desconhecidos, ou links recebidos através de e-mail ou SMS; desconfie de ligações informando acerca da substituição do cartão; e por fim todo cuidado com a senha do cartão é pouco, nunca a deixe junto do mesmo e nunca a forneça a ninguém.

Os roubos da modalidade “saidinhas de banco” cresceram 171% em todo o estado de São Paulo nos últimos anos, de acordo com o Boletim Sou da Paz Analisa, divulgado no ano passado. O levantamento do Instituto se debruça sobre a evolução da categoria “Roubos Outros” em São Paulo em 2016, que inclui dez modalidades, como “saidinhas de banco”, roubos de carga, de residência, lojas, bancos, pedestres e veículos, com dados divulgados pela Secretaria da Segurança Pública de São Paulo, pelas Corregedorias das Polícias Civil e Militar do Estado, além de dados obtidos via Lei de Acesso à Informação (LAI).

Por isso é importante redobrar a atenção neste período, segundo orientação da Polícia Militar. “A prevenção é a melhor maneira de inibir a ação de criminosos”, alertam. Confira algumas dicas: evite carregar muitos pacotes ou sacolas, para não chamar atenção e evite ter as duas mãos ocupadas. Evite fazer compras sozinho. Prefira realizar compras durante o dia. Prefira pagar com cheque ou cartão, para não ter consigo grandes quantias em dinheiro. Evite aglomerações, inclusive em ruas ou lojas. Bolsas, carteiras ou sacolas de compras devem ser transportadas junto e a frente do corpo, para o lado de dentro da calçada. Evite retirar sua carteira em público, principalmente em bares, lojas, locais de grande movimento, etc. Não perca as crianças de vista enquanto olha vitrines ou faz compras. Identifique-as com pulseiras. Evite utilizar joias e roupas que chamem a atenção. Separe dinheiro em diferentes bolsos, preferencialmente em bolsos da frente. Cuidado no momento de efetuar o pagamento com cartões para evitar a clonagem. Não perca seu cartão de vista e certifique-se de sua utilização apenas na máquina de sua operadora. Evite abrir a carteira em público. Se precisar fazê-lo, seja discreto e não permita que outras pessoas vejam seu conteúdo.

Golpes em São Roque

Uma idosa de 82 anos foi enganada por um estelionatário que se passou por funcionário de um banco em São Roque em março deste ano. A vítima teve R$ 1,2 mil furtados após receber “ajuda” do homem nesta quarta-feira, 28. Segundo a vítima, o golpista perguntou o que a mulher foi fazer na agência. A mulher respondeu que tinha ido ao banco fazer a prova de vida do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). O homem disse que ela poderia resolver a situação no caixa eletrônico com ele, que pediu a senha do cartão. Logo depois ele disse à mulher que a operação não deu certo e que ela deveria entrar na agência. Foi nesse momento que a mulher suspeitou e perguntou a um funcionário, mas o golpista já tinha fugido.

O Serviço de Proteção ao Consumidor (Procon) alertou sobre um golpe de “falso fiscal” que vem sendo aplicado nas cidades. Segundo as denúncias, os golpistas entram nos comércios e afirmam pertencer ao órgão com o objetivo de vender o Código de Defesa do Consumidor, sob ameaça de multar quem não fizer a compra. A Policia Civil de São Roque instaurou inquérito para apurar a conduta de duas mulheres que vinham agindo no centro de São Roque, geralmente abordando mulheres idosas que acabaram de efetuar saques em agências bancárias situada na rua Pedro Vaz.

Uma senhora de 65 anos também caiu em um golpe e acabou sendo furtada por um casal na avenida John Kenedy, em São Roque. Segundo informações da vítima, ao realizar um saque na agência do Banco Mercantil, foi abordada por um casal, no qual simularam terem deixado cair um pacote. A senhora gentilmente foi devolver o objeto. O casal pegou o pacote e disse para a idosa que iriam dar um par de sapatos para ela em forma de gratidão e então a senhora deixou a bolsa com os bandidos, indo até a loja, quando foi informada do golpe.

GCM intensifica policiamento

Com o objetivo de contribuir na segurança dos munícipes, nos dias que antecedem as festas de fim de ano, a Guarda Civil de São Roque (GCM) iniciou na quarta-feira, 5, a intensificação do policiamento preventivo na área central da cidade. Nesta época do ano o movimento de pessoas que utilizam o comércio para realizarem suas compras aumenta consideravelmente. “O nosso objetivo é auxiliar as demais forças de segurança a tornar o centro da cidade mais seguro, garantindo dessa forma, o pleno gozo dos direitos e a incolumidade do cidadão”, comenta o chefe da GCM, Celso Domingues.

Jornal O Democrata São Roque

Fundado em 1º de Maio de 1917

odemocrata@odemocrata.com.br
11 4712-2034
Rua Marechal Deodoro da Fonseca, 04
Centro - São Roque - SP
CEP 18130-070
Copyright 2021 - O Democrata - Todos os direitos reservados
Os textos são produzidos com modelo de linguagem treinado por OpenAI e edição de Rodrigo Boccato.