São Roque terá duas escolas públicas com método japonês de ensino

A Prefeitura de São Roque, em parceria com o Instituto Canoa e a Fundação Lemann promove, desde 2017, formação continuada aos professores da Rede. Dentro dessa proposta, até o final do ano duas escolas municipais irão integrar o seleto grupo de 6 escolas públicas do Brasil a implementar o revolucionário método japonês de ensino “Pesquisa de Aula”.

O método de preparação de aula, também conhecido como Lesson Study, oferece aos professores conhecimento e capacitação para trabalhar de forma estruturada e colaborativa dentro de suas escolas.

Recentemente o professor, especialista e referência internacional no assunto, Akihiko Takahashi, realizou uma semana de formação em São Paulo, para mais de 40 educadores. A EMEF Maria José Ferraz Schoenacker, Guaçu sediou um dia de formação, com a colaboração das professoras Maria Cristina Silva, Margarete Freitas, Rosângela A. Silva e Verônica C. Valente, que planejaram uma “Aula Pesquisa”, para a observação da prática pedagógica por professores de outros municípios.

No decorrer deste ano letivo, os professores que participaram do curso darão sequência à proposta implantada pela Lesson Study, ampliando as atuações formativas na própria EMEF Schoenacker e na EMEF Prof. Tibério Justo da Silva.