270 mulheres são atendidas pela Carreta da Mamografia em Mairinque

A Carreta da Mamografia, organizada pelo programa do Governo Estadual “Mulheres de Peito”, atuou em Mairinque durante os dias 03 e 08 de fevereiro. Nesse esse período, o serviço atendeu 270 mulheres, realizando exames de mamografia, com foco na prevenção do câncer de mama.

Em média, 45 consultas foram realizadas por dia, sendo que para participar da ação, as mulheres com idade entre 35 e 49 anos, deveriam estar munidas com encaminhamento médico, cartão SUS e RG. Já as pacientes acima dos 50 anos, não precisaram da Guia Médica para receberem o atendimento, apenas os documentos de identidade.  

A munícipe Regina da Silva aproveitou a vinda da carreta para buscar o atendimento. “Tenho 56 anos e foi muito bom ter esse serviço na cidade. Faço a mamografia todo ano, minha mãe já teve um nódulo no seio e por isso procuro fazer o exame como prevenção”.

De acordo com a diretora de Atenção Básica, Laís Prado, explica como foi a atuação da Secretaria de Saúde na prestação deste serviço. “Nosso principal objetivo foi instruir os profissionais atuantes nos postos e Secretaria de Saúde para orientarem as pacientes a buscarem pelo exame preventivo, garantindo o acesso ao serviço sem a necessidade de se deslocar para outra cidade. Gostaria de agradecer a todos os profissionais envolvidos em prol da nossa comunidade”.

Segundo dados do Instituto Nacional de Câncer – INCA, o câncer de mama é um dos tipos de tumores que mais atingem mulheres no país, sendo que para o ano de 2020, foram estimados mais de 60 mil casos. Quando descoberta no início, a doença tem 95% de chance de cura, por isso a importância dos exames de prevenção para um diagnóstico precoce.