Você está na Menopausa? Saiba que a acupuntura pode ajudar no alívio das ondas de calor. | Saúde e Bem-Estar

A menopausa é o fim permanente dos seus períodos (menstruação). A perimenopausa é o período de tempo que antecede a menopausa. As duas são fases naturais do sistema reprodutivo de todas as mulheres. Quando você está se aproximando da menopausa, os seus ovários produzem menos estrogênio. Os seus períodos ficam irregulares antes de pararem completamente.

“A mudança nos hormônios no seu corpo causa sintomas, como ondas de calor e suor noturno. Esses sintomas ocorrem à medida que o seu corpo se ajusta a não ter mais períodos menstruais.  Mais de 80% das mulheres têm esses sintomas.  A acupuntura pode ajudar a amenizar os sintomas causados pela menopausa”, explica a Fisioterapeuta pós Graduada em Acupuntura e MBA em Gestão Hospitalar, Alessandra Manão.

Benefícios potenciais da acupuntura

A acupuntura não pode parar ou atrasar o início da menopausa. Mas evidências sugerem que pode resolver certos sintomas ligados à menopausa, por exemplo: a acupuntura pode limitar a severidade e ocorrência das ondas de calor, pode ajudar a combater os efeitos colaterais de um metabolismo mais lento, alguns estudos mostraram que a acupuntura dada junto a uma dieta melhor pode ajudar a administrar a obesidade.

Embora a acupuntura não tenha sido estudada diretamente para tratar a secura vaginal, um estudo sugere que a acupuntura pode levar a um aumento da libido e a um equilíbrio hormonal mais saudável. A conexão entre ansiedade, depressão e menopausa é complexa. Entretanto, nós sabemos que uma perda de estrogênio está relacionada a uma perda de outro hormônio, serotonina. “A serotonina é um estimulante natural de humor e regulador de emoções, e, ter menos desse hormônio significa que algumas mulheres na perimenopausa estão em maior risco de problemas da saúde mental, como a depressão.  Se você está tendo efeitos colaterais da menopausa na saúde mental, como depressão e ansiedade, a acupuntura pode ajudar a aliviar os sintomas de ambos”, explica Manão.

A acupuntura é um tratamento alternativo para sintomas como ondas de calor e ansiedade, mas não pode substituir os conselhos do seu médico. Certifique-se de que você está se comunicando com seu obstetra/ginecologista ou clínico geral sobre a gravidade de seus sintomas da perimenopausa e menopausa.  

Saiba mais sobre os benefícios da Acupuntura com Alessandra Manão na Avenida 16 de Agosto, 112 – Bairro Junqueira – Tel 4712-5318.

Jornal O Democrata São Roque

Fundado em 1º de Maio de 1917

odemocrata@odemocrata.com.br
11 4712-2034
Rua Marechal Deodoro da Fonseca, 04
Centro - São Roque - SP
CEP 18130-070
Copyright 2021 - O Democrata - Todos os direitos reservados
Os textos são produzidos com modelo de linguagem treinado por OpenAI e edição de Rodrigo Boccato.