Acupuntura para enxaqueca e cefaleia funciona?

Sim, é possível tratar a enxaqueca e a cefaléia com a técnica de acupuntura. O alívio é logo nas primeiras sessões. Recebo em meu consultório, vários pacientes com queixa de dores de cabeça, relatando a cefaleia e a enxaqueca.

A cefaleia tensional provoca dores que dão a sensação de cabeça pesada, como se estivesse sendo apertada ou pressionada. Já a enxaqueca é uma dor de cabeça crônica, inicia com dor latejante em um dos lados da cabeça e vai aumentando aos poucos, além da dor intensa, as pessoas podem sentir fotofobia (aversão à luz) e fonofobia (aversão ao som). Algumas pessoas precisam ficar isoladas em quartos escuros por horas ou dias, para que o sintoma amenize.

Através de uma combinação de pontos, avaliados em cada caso dos sintomas apresentados pelos pacientes, é possível amenizar muito essas dores recorrentes.

Algumas crises que podem durar de 4 a 72 horas com característica pulsátil e dor moderada, a enxaqueca pode ser tratada pela acupuntura e trazer bons resultados. Neste caso, a sessão de acupuntura dura de 30 a 50 minutos, em geral é feita uma vez por semana. Casos mais urgentes podem ter retorno de duas vezes na semana na fase mais aguda.

Contração muscular ou mesmo tensões emocionais podem desencadear a cefaléia e provocar dores leves ou moderadas devido à compressão de artérias, o que pode gerar um processo doloroso para o paciente. A acupuntura pode ajudá-lo a melhorar o quadro das dores e sua qualidade de vida, além de ser uma aliada para o tratamento junto com mudança de hábitos.

Dra Alessandra R R Manão  – Crefito 3/110531-F

Avenida 16 de agosto, 112 – Bairro Junqueira  Tel: 4712-5318