As plantas, o ambiente e a saúde | Saúde e Bem-Estar

 

Já pensou em viver em um ambiente com ar purificado, fresco e alegre? Isso é possível a partir da convivência com as plantas em qualquer tipo de ambiente, com ou sem exposição ao sol, com ar condicionado ou fechado. Podemos conviver com as plantas naturais em nossas casas, escritórios, consultórios, escolas e etc. As plantas apresentam características que além de alegrar e tranquilizar o ambiente com suas cores variadas, também trazem diversos benefícios para a saúde.

Durante a respiração, um processo contínuo que ocorre durante o dia e a noite, as plantas liberam através de suas folhas o gás carbônico e vapores de agua, que umidificam o ar e equilibram a temperatura do ambiente. Desta forma, em ambientes fechados e com ar condicionado, as plantas equalizam a temperatura em todos os espaços e a umidade relativa do ar, melhorando as condições para a permanência das pessoas e, consequentemente, sua saúde.

Além disto, durante o dia, com ou sem a exposição ao sol, as plantas liberam oxigênio através do processo de fotossíntese, que também ocorre principalmente pelas folhas da plantas. A maioria das plantas que conhecemos são verdes devido a presença da Clorofila, um pigmento responsável pela absorção e liberação de energia para que ocorra o processo de Fotossíntese. Neste processo é liberado oxigênio para o ambiente e outros compostos enérgicos que são utilizados pela planta para o seu crescimento. Desta forma, o ambiente com plantas naturais também é mais oxigenado do que um ambiente sem plantas, os quais apresentam menor umidade relativa no ar e ambientes mais quentes ou muito frios.

O excesso de íons positivos liberados pelo uso de equipamentos eletrônicos, ar condicionado, carpetes e a própria poluição do ar também é extremamente prejudicial à saúde do ser humano, causando estresse, dores de cabeça, cansaço e irritabilidade. A presença de plantas no ambiente de trabalho possibilita a neutralização destes íons através dos íons negativos liberados naturalmente pelos vegetais, promovendo benefícios como bem-estar, diminuição do estresse, purificação do ar e aumento da criatividade.

Assim, existem diversas opções de folhagens e flores que podem ser utilizadas para decorar e melhorar o ambiente de trabalho e os cômodos de sua casa durante todas as épocas do ano, como por exemplo: 1-Espada de São Jorge (Sansevieria) – cultivadas em plena sombra ou em ambientes mais iluminados, ela combina com todos os tipos de ambiente. Esta planta é bem resistente e necessita de rega apenas uma vez por semana; 2-Suculentas – plantas com reservas de agua nas folhas, não precisam de iluminação intensa, mas pelo menos 4 horas sol por dia e apenas uma rega por semana. Uma das opções para decoração é a Echeveria sp. ou rosa-de-pedra; 3-Clorifito – chamada de Chlorophytum comosum, possui as folhas pontiagudas e raízes grossas que reservam agua, com boa adaptação a luz parcial, ambientes com ar condicionado e pequenos períodos de seca; 4-Antúrios – usada em paisagismo com suas lindas flores, necessita ficar em ambientes sombreados. Seu nome cientifico é Anthurium andreanum; 5-Pau-d’água – atrai boa sorte e boas vibrações, indicada para locais recém-inaugurados ou casa nova. Seu nome cientifico é Dracena fragans. Não necessita de luz direta e resiste ao ambiente com ar condicionado; 6-Samambaia – planta exuberante que revigora as energias do ambiente. Pode ser decorativas em vasos suspensos para o melhor desenvolvimento de suas folhas pendentes. Prefere meia sombra e deve ser regada constantemente. Existem diversas espécies desta planta e esta não produzem flores; 7-Jiboia – opção de trepadeira para ambientes internos, a Jiboia (Remnum pinnatum) é muito utilizada para decoração e tem folhas pequenas e coloridas pendentes. Precisa de rega frequente para manter a terra úmida; 8-Bromelias – São lindas plantas coloridas que decoram o ambiente. Necessitam de rega a cada 2 dias, sendo necessário limpar o interior das folhas para evitar a proliferação de mosquitos. Uma das opções dentre várias espécies nativas é a Aequimea (Aechmea fasciata), porém esta apresentam espinhos na ponta de suas folhas.

Jimena Eneri Baroni Santiago

Bióloga e Especialista em Gestão

CRBio 86.597/01-D

Jornal O Democrata São Roque

Fundado em 1º de Maio de 1917

odemocrata@odemocrata.com.br
11 4712-2034
Rua Marechal Deodoro da Fonseca, 04
Centro - São Roque - SP
CEP 18130-070
Copyright 2021 - O Democrata - Todos os direitos reservados