Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo começa nessa segunda-feira

A Prefeitura de Mairinque, através da Vigilância Epidemiológica, realizará a partir de segunda-feira (07) a primeira etapa da Campanha Nacional de Vacinação Contra o Sarampo, prevista no calendário do Ministério da Saúde. No sábado (19), os Postos de Saúde também promovem o Dia “D” combate à doença, atendendo todas as crianças entre seis meses até cinco anos incompletos de idade.

A ação, que segue até o dia 25 de outubro, busca atender todos dentro da faixa etária que ainda não receberam as doses da vacina tríplice viral, responsável por proteger contra sarampo, caxumba e rubéola – SRC.

Os pais ou responsáveis pelas crianças dentro dessa faixa etária, ainda não imunizadas, devem procurar pelo Centro de Saúde do Vila Sorocabana, as Unidades Básicas de Saúde do Cristal, Granada, Nova Mairinque e Três Lagoinhas, como também os postos de Estratégia Saúde da Família de Dona Catarina, Barreto Alto, Barreto Baixo e Porta do Sol, onde estarão disponíveis. O serviço será disponibilizado semanalmente, das 07h às 16h.

Para que surta efeito, a SRC precisa ser tomada em duas doses diferentes, sendo que a segunda é aplicada 30 dias após a primeira. Dessa forma, tanto para quem não tomou ou não completou o ciclo, é necessário procurar uma unidade de saúde e apresentar a caderneta de vacinação.

O Chefe de Divisão da Vigilância Epidemiológica, Luiz Pinheiro, ressalta a importância da campanha. “Trata-se de uma doença viral e altamente contagiosa, capaz de provocar sequelas permanentes ou levar a óbito. Devido aos recentes casos confirmados em outros municípios e as complicações mais severas causadas nas crianças, a vacinação é de extrema importância, pois é o único meio de impedir que o vírus ataque”.

Durante a segunda quinzena de novembro, acontecerá a segunda etapa da Campanha Nacional, englobando as pessoas entre 20 e 29 anos ainda não protegidas da doença.