Cidades da região realizam a primeira etapa da Campanha de Vacinação contra o Sarampo

A Campanha de Vacinação contra o Sarampo está sendo realizada em todo território nacional desde a última segunda-feira (12) e se estende até o dia 13 de março. A mobilização, que tem como público-alvo nesta primeira etapa as pessoas com idade entre 05 e 19 anos, acontece devido ao surto da doença no ano passado.

A Vigilância Epidemiológica de Mairinque, São Roque e a Secretaria de Saúde de Araçariguama já se pronunciaram sobre o assunto e disponibilizaram as informações para todos aqueles que desejam, e precisam, se imunizar.

Os postos em São Roque estão abertos de segunda a sexta-feira, das 7h às 16h. Segundo a diretora do Departamento de Saúde, Daniela Groke, é fundamental que a população alvo compareça aos postos, levando a caderneta de vacinação e o cartão SUS, para que os profissionais avaliem se há alguma vacina que ainda não foi administrada ou se há doses que necessitam ser aplicadas para completar o calendário vacinal. Neste dia 15, que será o Dia ‘D’, todos os postos de saúde dos bairros e distritos e a Vigilância Epidemiológica (ao lado da Praça da República), funcionarão das 8h às 17h.

Em Araçariguama, para receber as doses, basta comparecer ao AME Mais, localizado à Alameda 19 de maio, nº 02, Centro, entre 08h e 16h, munido da carteira de vacinação e documento com foto. O Dia D Vacinação, realizado neste sábado (15), também acontece no Ame.

Já em Mairinque, os munícipes poderão buscar pela imunização no Centro de Saúde da Vila Sorocabana e nas Unidades Básicas de Saúde dos bairros Cristal, Granada, Nova Mairinque e Três Lagoinhas. A vacina também estará disponível nos postos de Estratégia de Saúde da Família de Dona Catarina, Barreto Alto, Barreto Baixo e Porta do Sol. No Dia D, todos os postos do município, com exceção das UBS Cristal, Jardim Flora e Moreiras, funcionarão normalmente, das 07h às 16h.

Essa doença pode ser mais grave em crianças menores de cinco anos e pessoas desnutridas ou com o sistema imunológico enfraquecido. A forma mais eficaz de evitá-la é por meio da vacina tríplice viral, que além do sarampo, protege contra a caxumba e a rubéola.

Para mais informações, os telefones para contato são (11) 4708-3574 – Vigilância Epidemiológica de Mairinque e 4136-1101 – Secretaria de Saúde de Araçariguama.