Com dois casos confirmados de Sarampo, Ibiúna participa da Campanha Seletiva de Vacinação

A Prefeitura de Ibiúna, por meio da Secretaria de Saúde vai realizar uma Campanha Seletiva de Vacinação contra o Sarampo, entre 7 a 25 de outubro. A ação visa imunizar crianças entre 6 meses e menores de cinco anos no Posto de Saúde Central, das 8h às 16h.

No dia 19 de outubro será realizado o ‘Dia D’, das 8h às 17h, exclusivamente no Posto de Saúde Central e no Centro de Especialidades.

Ibiúna registra, de acordo com o último balanço, divulgado pela Vigilância Epidemiológica (VE), no dia 10 de setembro, 12 notificações, 2 positivos importados (São Miguel Arcanjo e Diadema), 7 negativos e 3 aguardando resultado.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, a iniciativa tem por objetivo vacinar somente aqueles que não possuem as doses determinadas pelo Ministério da Saúde (MS). “É fundamental que levem as carteiras de vacinação para que a equipe verifique a necessidade da imunização. A medida garante o registro para aqueles que necesitarem da dosagem”, esclarece.

“A tríplice viral protege contra sarampo, caxumba e rubéola. Mantê-la em dia é a melhor forma de prevenção e, por isso, convocamos as mães, pais, familiares e responsáveis para levarem os pequenos ao posto durante esta campanha”, diz a diretora da Vigilância Epidemiológica, Sandra Lopes.

Em novembro, entre os dias 18 e 30, a campanha entra na segunda etapa, sendo dirigida à atualização da carteira de jovens entre 15 e 29 anos. O ‘Dia D’, acontece no dia 30 de novembro.