Começa a nova etapa da campanha de vacinação contra a gripe

A partir de quinta-feira (16), começa a segunda fase da Campanha Nacional de Vacinação contra o Influenza. Nessa etapa, a Campanha será estendida aos portadores de doenças crônicas não transmissíveis (diabetes, hipertensão, asma e outras) e outras condições clínicas especiais desde que apresentem um relatório médico em nome do paciente; privados de liberdade, adolescentes e jovens sob medidas socioeducativas e funcionários do sistema prisional; caminhoneiros, motoristas de transportes coletivos, cobradores e trabalhadores portuários como parte deste segundo grupo prioritário, que deverão comprovar que exercem a função, por meio da carteira de habilitação (Categorias C, D ou E) ou registro da empresa.

Em Mairinque, os atendimentos acontecem em todas as Unidades de Saúde, das 07h às 16h. Já em São Roque, a vacinação está prevista para atender todas as Unidades de Saúde e também, em tendas montadas na Praça da República.

O chefe da Vigilância Epidemiológica de Mairinque, Luiz Pinheiro, explica que a Campanha seguirá normalmente para os que deveriam ser vacinados na primeira fase. “É importante que todas as pessoas pertencentes aos grupos prioritários busquem pela imunização. Além de evitar a Influenza, também facilita a diagnosticar quem pode estar desenvolvendo a Covid-19, já que ambas possuem sintomas semelhantes”.

Nesta quarta-feira (15), a Prefeitura de Araçariguama retomou a campanha de vacinação contra a Influenza. Mais um lote de 100 doses foi liberado para atender os idosos acima de 60 anos e trabalhadores da área de saúde. Esse será o último lote. “Nos próximos dias, começaremos a 2ª etapa da campanha”, informaram.

No dia 09 de maio, a terceira fase terá como público-alvo: crianças com 6 meses até 6 anos incompletos de idade, gestantes, puérperas, adultos com idade entre 55 e 59 anos, povos indígenas, professores e pessoas portadoras de alguma deficiência.