Confira 10 dicas para cuidar bem da pele no verão

Problemas como queimaduras, ressecamento, manchas, envelhecimento e câncer de pele podem ser evitados com cuidados simples

Banhistas combatem calor intenso com banho de mar na praia de Ipanema no último dia de 2014 (Fernando Frazão/Agência Brasil)

O verão é a estação do corpo saudável e da pele bronzeada. Nesta época do ano, é comum o uso de piscinas e longos períodos de exposição ao sol. Por este motivo, são necessários alguns cuidados específicos para proteger a pele.

O calor excessivo e a exposição à radiação UV, que é intensificada no verão devido à proximidade do sol, pode provocar queimaduras, envelhecimento precoce da pele e até mesmo o temido câncer de pele, o mais comum entre os brasileiros.

“Sol é vida, ajuda na produção de vitamina D, que é responsável pela fixação de cálcio nos ossos e aumenta a imunidade, entretanto, o período de exposição deve ser dosado para que não haja problemas”, recomenda Juliana Doval, docente da área de beleza e estética, do Senac Sorocaba.

Uma das maneiras de proteger a pele contra essa exposição é conhecida de todos, mas nem todos usam da forma correta. “A utilização do filtro deve ser um hábito, assim como tomar banho e escovar os dentes. Deve ser aplicado ao acordar e reaplicado durante todo o dia, mesmo se estiver em ambiente fechado”, orienta.

Conhecer as características da própria pele também é importante. “Deve-se analisar o tipo de pele de cada pessoa para que a escolha do produto a ser aplicado seja específica às reais necessidades de cada um”, avisa Juliana.

Ainda segundo ela, as orientações também variam de acordo com a região do corpo. A pele do rosto, por exemplo, tem a tendência de ser mais fina, mais oleosa e mais sensível. Já no restante do corpo, a pele costuma ser mais espessa, resistente e com tendência ao ressecamento. Por esse motivo, cada parte do corpo exige produtos específicos. “Para a face, os produtos devem ser menos oleosos e mais leves. Já para o corpo, ao contrário, podem ser escolhidos produtos mais oleosos e com uma boa fixação”, indica Juliana.

Abaixo, seguem essas e outras dicas para deixar a pele hidratada e protegida nos meses mais quentes do ano.

Dicas para manter a pele sempre saudável

1- Utilize produtos hidratantes no corpo todo para evitar o ressecamento. Apesar da umidade relativa do ar estar alta, devido ao período de chuvas, o sol forte desidrata a pele.

2- Beba bastante água. O calor costuma aumentar a perda de água pela transpiração. Nem o melhor produto cosmético com a mais alta tecnologia de absorção é capaz de levar água para dentro do corpo.

3- Coma alimentos leves e de fácil digestão. A melhor forma de absorção de nutrientes se faz pela digestão dos alimentos.

4- Tome banho com água mais fria que conseguir. A água quente aumenta a oleosidade na pele, principalmente do rosto, o que poderia agravar ou promover a formação de acne.

5- Use toalhas macias para se secar após o banho. Toalhas ásperas fazem uma verdadeira esfoliação, o que não é recomendado, principalmente quando realizado diariamente.

6- Evite longos períodos de exposição ao sol, pois pode provocar queimaduras, envelhecimento precoce da pele e o temido câncer de pele. Se não for possível evitar, use sempre protetor solar.

7- Aplique filtro solar mesmo em dias nublados e em horários de sol mais fraco. A radiação UV ultrapassa as nuvens e age o dia todo. Por isso, a aplicação do filtro deverá ser realizada sempre e de forma contínua.

8- Use filtro solar mesmo em casa.A radiação UV é emitida também pela tela da TV, do celular e pelas lâmpadas. Sua intensidade é menor que a radiação emitida pelo sol, mas, se a exposição a ela for por muito tempo, acaba sendo mais perigosa.

9- Conheça bem a característica de sua pele para escolher os produtos mais adequados. Profissionais habilitados, como esteticistas, dermatologistas, fisioterapeutas, biomédicos ou outros especialistas, podem ajudar nesta análise.

10- Mantenha as mãos sempre hidratadas. O álcool em gel, aplicado por diversas vezes durante o dia, remove toda a oleosidade da pele, deixando-a ressecada e até com fissuras, favorecendo a contaminação por bactérias e fungos.

Serviço:

Curso do Senac – Técnico em Estética

Data: de 5 de abril de 2021 a 1º de outubro de 2022

Horário: segunda a sexta-feira, das 13h30 às 17h30

Duração: 1.200 horas